Hecad realiza oficina pedagógica sobre cuidados com higiene bucal para crianças em internação
Iniciativa da ação do Governo de Goiás busca reforçar a forma correta de fazer a escovação dos dentes e utilizar o fio dental, além de incentivar hábitos capazes de prevenir doenças bucais
No Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou oficina pedagógica com as crianças em internação sobre cuidados com a higiene bucal. A diretora-geral da unidade do Governo de Goiás, Mônica Costa, destacou que a iniciativa buscou reforçar com os pacientes a forma correta de fazer a escovação dos dentes e utilizar o fio dental, além de incentivar hábitos capazes de prevenir doenças bucais.
“Por meio de uma abordagem lúdica e divertida, as crianças receberam orientações para realizar a higiene bucal de forma correta, ganharam kits com instruções e itens de higiene e participaram de atividades interativas para descobrir a importância de boas práticas para a saúde bucal”, disse a diretora.
“Essa conscientização é muito importante, porque a boca pode ser a porta de entrada para bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde e as doenças bucais costumam estar associadas a outros problemas graves”, ressaltou a médica.
“A cárie, por exemplo, pode levar a uma endocardite bacteriana, que é uma infecção do revestimento interno do coração e a periodontite impede o controle da diabetes”, alertou o cirurgião dentista do Hecad Leonardo Andrade.
“A higiene bucal corretamente feita evita vários problemas sistêmicos de saúde, principalmente para os pacientes em internação. A diminuição da cárie ou de outras bactérias da boca pode tirar o paciente mais precocemente da UTI, por exemplo”, disse o profissional.
A oficina abordou temas como alimentação saudável, periodicidade e tempo de duração da escovação dos dentes, quantidade adequada de pasta de dente para cada faixa etária e o que fazer em caso de acidentes que causam a perda parcial ou total dos dentes.
O Hecad realizou também entrega de mais de 100 kits de higiene bucal nos leitos de enfermaria, para as crianças que, em razão do estado de saúde, não puderam participar da oficina. Para a mãe da Maria Vitória, de 2 anos e 7 meses, a ação fez um importante alerta aos responsáveis pelos pequenos.
Vitória Caetano (texto e foto)/Agir