Gestores de saúde iniciam especialização na Esap
Começou hoje, na Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago – Esap, o “Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” oferecido para trabalhadores do Sistema Único de Saúde que atuam nas áreas de gestão. Ao todo são 39 alunos de diferentes municípios e também do estado. O curso terá duração 18 meses com carga horária de 480 horas, todo da modalidade presencial com encontros quinzenais ou mensais de 20 horas sendo 10 às sextas-feiras e 10 aos sábados.
Segundo a coordenadora, Alessandra Marques Cardoso, a principal proposta da especialização é instrumentalizar os servidores que atuam em cargos de gestão para promover a melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado à população usuária do sistema público de saúde. O conteúdo programático é composto por temas que deverão otimizar a administração do SUS. Como: Políticas de Saúde no Brasil e a Dinâmica do SUS; Financiamento de Ações e Serviços de Saúde; Modelos de Atenção à Saúde; Organização de Redes de Atenção à Saúde; Regulação em Saúde e vários outros.
Aula Inaugural
A aula inaugural do curso foi ministrada pela professora Rafaela Veronezi que tratou dos “Desafios da Gestão do SUS”. Ela falou da importância da gestão baseada em evidências para a elaboração de ações mais resolutivas no sistema de saúde. Com a apresentação da dados concretos ela mostrou a expansão da oferta de serviços nos 30 anos do SUS, provando que a alimentação do sistema de dados é fundamental para a formação dos indicadores que devem nortear as decisões dos gestores.
Rafaela Veronezi afirmou que o SUS é um sistema de saúde positivo, mas que existem muitos desafios para que a eficiência seja alcançada. Dentre elas a otimização dos gastos dos recursos financeiros e a qualificação dos trabalhadores que atuam na rede.
Um dos presentes na aula inaugural foi o procurador do Ministério Público de Contas dos Municípios, José Gustavo Ataíde, que fez questão de elogiar o empenho e a dedicação da equipe da Escola Estadual de Saúde em formar os profissionais para tornar os serviços prestados à população mais eficientes. Ele informou que pretende contribuir, dentro de sua área de atuação, com a melhoria do SUS e que, para isso, também quer se qualificar.