Familiares e amigos comemoram alta de criança que enfrentou dengue hemorrágica no Hecad
Em internação há 55 dias na unidade do Governo de Goiás, paciente enfrentou episódios de acidente vascular encefálico, choque cardiogênico, derrame pleural, insuficiência hepática e renal agudas e sepse
A família e os amigos do paciente Thalles Henrique de Paula, de 12 anos, se reuniram na manhã de quinta-feira (18/7), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), para celebrar a alta hospitalar do paciente, que estava internado havia 55 dias na unidade do Governo de Goiás. Em um momento de muita emoção e alegria, os familiares agradeceram aos profissionais pelo cuidado com a criança, cantaram, fizeram orações e receberam o pequeno com balões e cartazes.
Ao ver o filho deixar o hospital, o pai da criança se ajoelhou. “Nós esperamos muito pelo dia em que ele sairia do hospital, e ver o meu menino voltar para casa bem, depois de tudo o que ele passou, é muito gratificante”, contou a avó da criança, Joana D’arc. “Eu agradeço muito ao Hecad por todo carinho e cuidado com meu filho, porque cada profissional aqui acreditou e lutou pela vida dele quando até mesmo eu duvidei”, disse a mãe da criança, Maria Aparecida Santos.
Com um quadro grave de dengue hemorrágica, a criança enfrentou episódios de acidente vascular encefálico, choque cardiogênico, derrame pleural, insuficiência hepática e renal agudas e sepse. Thalles precisou ser intubado quatro vezes e ficou cerca de 30 dias na UTI do Hecad. “O paciente teve todas as complicações possíveis associadas à dengue e seguirá em acompanhamento multidisciplinar no Hecad. É uma vitória, é uma criança que nasceu de novo”, disse a a pediatra Camila Assis.
“A dengue parece uma doença inofensiva, mas pode ser muito grave e, por isso, deixamos aqui um alerta: a vacina contra a dengue já está disponível e é muito importante que a população busque a imunização”, ressaltou a médica.
Vitória Caetano (texto e foto)/Agir