Estudantes indígenas realizam exames oftalmológicos no Cerof
Iniciativa desenvolvida pela UFG em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás tem como objetivo possibilitar a avaliação completa da saúde ocular dos indígenas e familiares
Cerca de 250 estudantes indígenas matriculados na Universidade Federal de Goiás (UFG) e seus familiares tiveram a oportunidade de realizar consultas e exames oftalmológicos com especialistas do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof). A iniciativa, desenvolvida no dia 20 de julho por meio de parceria entre a UFG e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), teve o objetivo de proporcionar melhores condições de saúde e de permanência na universidade a esse grupo de alunos.
O secretário adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade. Em seu pronunciamento, Vencio destacou a importância da parceria entre a UFG e a SES-GO para um atendimento oftalmológico gratuito e de excelência à população em geral, inclusive aos indígenas. Desde o dia 1º de julho, a SES-GO assumiu a gestão de regulação do SUS junto ao Cerof com o propósito de otimizar a realização de consultas e reduzir a fila para a realização de cirurgias oftalmológicas.
A realização dos exames oftalmológicos para os estudantes indígenas e familiares integra o Projeto Saúde Indígena UFG. Os estudantes indígenas são matriculados nos cursos de Licenciatura em Educação Intercultural, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, e do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Câmpus Goiás. Além de proporcionar a efetivação dos procedimentos e a avaliação completa da saúde ocular, a ação que ocorreu no dia 20 possibilitou uma interação maior entre os componentes do grupo.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, acentuou que a universidade objetiva transformar o projeto em um programa de saúde contínuo. “Pretendemos, em todos os semestres, termos esse olhar cuidadoso para com os nossos estudantes indígenas”, acentuou. O presidente do Conselho Administrativo e fundador do Cerof, Marcos Ávila, exaltou a equipe e a estrutura tecnológica da unidade. “O Cerof é dotado de aparelhos de última geração e de uma equipe de excelência composta por médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes sociais”, sublinhou.
Ao assumir a regulação do Cerof, o Estado comprometeu-se a repassar, mensalmente, R$ 2 milhões para custeio dos serviços. A parceria aumentará a abrangência da assistência ocular do Cerof/UFG para os 246 municípios goianos, por meio do apoio às Atenções Primária e Especializada de Saúde e do encaminhamento dos pacientes pelo Complexo Regulador Estadual.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial