ESG lança curso sobre proteção radiológica durante Mostra de Saúde Digital do Estado

Intitulado Irradiar Saber, qualificação aberta ao pública visa capacitar a comunidade sobre noções essenciais de proteção radiológica e ações em saúde relacionadas ao tema

A 1ª Mostra de Saúde Digital do Estado de Goiás, que será realizada de 11 a 14 de abril no Centro de Convenções de Goiânia – em paralelo com o 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde –, será palco para o lançamento do Curso de Qualificação e Noções de Proteção Radiológica da Escola de Saúde de Goiás (ESG).

Intitulado Irradia Saber, o curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD), aberto ao público, e sem exigências de pré-requisitos específicos para participação. O principal objetivo do curso é capacitar a comunidade sobre noções essenciais de proteção radiológica e ações em saúde relacionadas ao tema.

O lançamento do Irradia Saber ocorrerá durante a Exposição Césio 137, também aberta ao público e idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva e sensorial sobre o acidente radiológico ocorrido em Goiânia há quase 37 anos. Por meio de imagens, sons, aromas e sensações táteis, os participantes poderão entender melhor o maior acidente radiológico já registrado no mundo.

“O lançamento do curso, durante a exposição do césio 137, foi uma estratégia da Escola de Saúde de Goiás para sensibilizar a população sobre a importância da educação em saúde, especialmente no que diz respeito às noções de proteção radiológica, considerando que fomos cenário desse terrível acidente há 37 anos”, explica Rosana Mendes, gerente de Projetos Educacionais em Saúde da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg).

Além de abordar o histórico do acidente radiológico em Goiânia, a grade curricular do curso inclui temas como noções de radioatividade, aplicações das ciências nucleares, segurança das fontes radioativas, prevenção e proteção radiológica e ação de educação em saúde para prevenir acidentes radioativos. O curso tem carga horária de 60 horas e oferece certificado emitido pela ESG, após a conclusão.

“Acreditamos que a melhor forma de evitar acidentes como esse é por meio da educação em saúde. Estamos muito felizes em ter a oportunidade de divulgar um curso da ESG em um evento tão importante como este”, afirma a superintendente da ESG, Rafaela Veronezi.

SERVIÇO
Irradia Saber – Curso de Qualificação e Noções de Proteção Radiológica e Ações de Educação em Saúde
Objetivo do curso: Capacitar a comunidade em geral sobre noções de prevenção e proteção radiológica e ações em saúde relacionadas.
Disponível no AVA Educa Saúde: link para o curso

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
Foto: Divulgação Sesg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo