Esap troca experiências com Escola de Saúde Pública do Ceará

Em recente técnica à Escola Estadual de Saúde Pública do Ceará, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, e a gerente da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás, Loreta Marinho, trocaram experiências exitosas entre as duas unidades de ensino sobre a programação e execução de cursos técnicos e programas de residência médica e multriprofissional. Elas conheceram as metodologias empregadas em Fortaleza, organização de processos e os sistemas próprios de informatização para os cursos.

A superintendente e a gerente também receberam informações sobre as residências médicas em rede, onde os residentes podem atuar em várias unidades de saúde onde há serviços referentes às suas especialidades. Sempre de acordo com a linha de cuidados ao atendimento ao usuário, conforme explicou Loreta Marinho. As representantes de Goiás ouviram como são conduzidos os cursos da área técnica que ainda devem ser implementados pela escola de saúde pública goiana.

A visita possibilitou o reconhecimento de que Goiás está no caminho certo para a qualificação dos trabalhadores do Sistema único de Saúde, principalmente pelo propósito de transforar a Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago em propositora de inovações através do planejamento ascendente. A superintendente Irani Ribeiro se declarou satisfeita com o trabalho realizado em Goiás, em comparação à Escola de Saúde do Ceará, uma das mais tradicionais do país.

 

UNICEF

 

Depois da visita à Escola de Saúde Pública do Ceará as representantes da Escola de Saúde Pública de Goiás visitaram também o Instituto da Primeira Infância – Iprede, do Unicef-Fundo das Nações Unidas para a Infância, que funciona em Fortaleza. O espaço funciona como um centro de convivência que estimula o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, independente da constituição familiar, como forma de desenvolvimento saudável da criança. O trabalho alcança resultados também de longo prazo na medida em que desenvolve a cidadania e colabora para a diminuição de problemas sociais, como a violência, por exemplo.

Segundo a Dra. Irani Ribeiro, Goiás está buscando adesão junto ao Unicef para oferecer o curso de Agente Comunitário de Saúde, voltado para as famílias, e que já é realizado no Ceará. Inclusive um dos idealizadores do material do curso, o Dr. Halin Girade, também estava no Ceará partipando de evento sobre a primeira infância com a presença de autoridades internacionais.

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo