Educação a distância nas ETSUS: Um olhar sobre a capacitação pedagógica dos professores/tutores

Equipe de pesquisadores:

  • Valéria Cristina Cardoso – Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ 2021 – (Lattes)

  • Sergio Ricardo Oliveira – Doutor em Ciências (Ensino em Biociências e Saúde) pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Lattes)

O que foi feito nessa pesquisa?

O objetivo desse estudo, foi analisar, sob a perspectiva dos docentes e coordenadores de cursos, a capacitação pedagógica oferecida pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS) aos professores/tutores que ministram cursos a distância. A coleta de dados foi realizada em cinco ETSUS, uma de cada região do país, onde foram distribuídos questionários on-line para os professores/tutores e realizadas entrevistas por videoconferência com os coordenadores. Na região Centro-Oeste a unidade escolhida para realização da pesquisa foi a Superintendência da Escola de Saúde de Goiás.

Qual o benefício dessa pesquisa para a população?

Em relação à capacitação pedagógica, todas as instituições ofertam ações em maior ou menor grau de organização e na percepção dos professores/tutores tais ações auxiliam suas práticas, embora alguns considerem insuficiente. Para os coordenadores, algumas melhorias ainda são necessárias para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. As ETSUS constituem instâncias formadoras de pessoal para o SUS e como tal assumem importante papel no cenário da educação profissional em saúde no país. É de fundamental importância estudos como esse, que contribuem através de seus resultados para a melhoria da qualidade do ensino na modalidade EaD oferecido pelas instituições.

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