Dia do Residente Multiprofissional no Crer é marcado por promoção de bem-estar
Promovido pela Suenpes, com apoio do Sesmt, evento teve como objetivo o bem-estar e relaxamento dos residentes multiprofissionais da unidade do Governo de Goiás
Em comemoração ao Dia do Residente multiprofissional, celebrado no dia 2 de maio, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) comemorou a data na sexta-feira (03/05). O evento, promovido pela supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes), com apoio do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), foi voltado para o bem-estar e relaxamento dos residentes multiprofissionais da unidade do Governo de Goiás.
A comemoração contou com a participação de 40 pessoas, incluindo preceptores, tutores e residentes das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. E teve como propósito oferecer um momento de cuidado físico e mental para a equipe. Uma sessão animada e dinâmica de ginástica laboral foi realizada, proporcionando um ambiente descontraído e propício ao relaxamento e alongamento.
Para Karina da Silva Vale Yagi, tutora de enfermagem e uma das organizadoras do evento, a iniciativa foi fundamental para retirar os residentes da rotina exaustiva e proporcionar momentos de descontração e autocuidado.
“Ao trazer os residentes para um ambiente descontraído, onde podemos promover ações de saúde ocupacional, relaxamento, alongamento e atividades que contribuem para o bem-estar emocional e psicológico, estamos não apenas celebrando a data, mas também valorizando esses profissionais”, ressalta a tutora.
Residência multiprofissional
O Crer, comprometido com o ensino e a pesquisa, é reconhecido pela formação de profissionais em diversas áreas da saúde e referência na qualificação e especialização de novos talentos. Ao longo de sua trajetória, já formou 71 especialistas por meio do programa de residência multiprofissional.
A Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), integrada ao Serviço de Ensino e Pesquisa, é composta por coordenação, vice-coordenação, tutores e preceptores das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, que oferecem programas de residência com ênfase em saúde funcional e reabilitação.
Além dela, as Coremus das unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) gerenciadas pela Agir também recebem apoio das Suenpes locais e assessoria do Ensino Agir para aprimoramento contínuo dos programas de residência, incluindo capacitação de preceptores e interação entre coordenadores e tutores, promovendo uma troca valiosa de experiências e desenvolvimento de soluções coletivas para fortalecer os programas.
Juliana Saran (texto e foto)/Agir