Crer busca acreditação internacional QMentum que atesta qualidade e segurança do paciente
Metodologia adotada pela unidade do Governo de Goiás é respaldada por padrões internacionais do Quality Global Alliance (QGA) e Health Standards Organization (HSO)
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) reitera seu compromisso com a excelência em qualidade e segurança para seus pacientes e colaboradores ao iniciar o processo de acreditação internacional QMentum, em agosto de 2023. A iniciativa é um marco importante na trajetória da unidade do Governo de Goiás, demonstrando sua busca incessante pela melhoria contínua e pelo aprimoramento dos padrões assistenciais e de sustentabilidade financeira.
A decisão de buscar a acreditação internacional QMentum reflete a seriedade e o comprometimento do Crer em garantir os mais altos padrões de qualidade e segurança para a sociedade. Válney Luiz da Rocha, diretor-geral do Crer, destaca a relevância e a robustez dessa metodologia, sendo uma das mais abrangentes e respeitadas tanto no Brasil quanto no exterior.
“Ao focarmos nos padrões alinhados às dimensões de qualidade e segurança, reforçamos nosso compromisso em enfrentar desafios e manter a excelência na assistência prestada à população do Estado”, afirma.
O Crer já avançou em três etapas cruciais da jornada de acreditação QMentum: validação da elegibilidade e apresentação da metodologia, realização de diagnóstico organizacional por especialistas da Quality Global Alliance e direcionamento da instituição para aplicação da metodologia e implementação de ações de melhoria.
Essas etapas são fundamentais para consolidar o compromisso do hospital com a excelência em todos os aspectos, abrindo caminho para futuras implementações que atendam aos requisitos de qualidade, segurança e sustentabilidade. Atualmente, o acompanhamento é realizado a cada três meses.
Excelência e inovação
A Metodologia QMentum International adotada pelo Crer é respaldada pela aliança entre o Quality Global Alliance (QGA) e a Health Standards Organization (HSO), permitindo o acesso a padrões internacionais de excelência e inovação. Essa abordagem ampla tem como objetivo agregar valor aos usuários e ao sistema de saúde como um todo, promovendo a troca de melhores práticas e impulsionando uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado na pessoa.
Com equipes de avaliadores experientes comprometidas em tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador, alinhado com os princípios da governança clínica, essa metodologia é empregada em mais de 40 países. O Crer, comprometido com a melhoria contínua, está determinado a garantir a sustentabilidade das instituições de saúde e do sistema como um todo, mantendo seu compromisso com a excelência em qualidade, segurança e cuidado centrado na pessoa.
Juliana Saran (texto e foto)/Agir