CIB divulga orientações para a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade 2024
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pactua a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde
Durante a sexta reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2024, realizada nesta quinta-feira (20/06), no auditório da Escola de Saúde Pública, foram repassadas orientações para a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade 2024.
A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Grécia Pessoni, explicou que a pasta, em parceria com outros órgãos, forma grupos técnicos e elabora planos de ação para prevenção de agravos, garantindo o monitoramento, assistência e atendimento em tempo hábil durante a execução de eventos de massa, como a Romaria de Trindade.
“São definidos pontos focais de cada área da saúde envolvida no evento e ações executadas em parceria. A equipe da Suvisa adota diversas medidas necessárias para a prevenção de doenças e de desastres durante a Festa do Divino Pai Eterno”, pontuou.
A Superintendência de Vigilância em Saúde da SES (Suvisa) também apresentou pauta sobre o “Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) Poliomielite e o Sarampo”. A subcoordenadora de Normatização da Gerência de Imunização da SES, Quênia Pereira de Moura, explicou que a Suvisa monitora os índices vacinais de todos os imunizantes em Goiás, com ações de suporte aos municípios.
Neste momento, a superintendência acompanha, especialmente, a vacinação da poliomielite e sarampo, com o MEV. Recentemente, a SES participou da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite 2024”, realizada de 27 de maio a 14 de junho. Segundo informações das 18 regionais de saúde, foram aplicadas em Goiás 25.553 doses no dia D de mobilização contra a paralisia infantil, realizado no último dia 8 de junho.
Monitoramento
Também pauta da Suvisa, a coordenadora geral de vigilância em saúde, Divânia Dias, explicou o funcionamento dos painéis de monitoramento dos Projetos de Cofinanciamento das Ações de Vigilância em Saúde. Os recursos dos projetos de diversas áreas são repassados pela gestão estadual para dar suporte às ações dos municípios e estão atrelados a indicadores que devem ser alcançados para que o repasse seja feito.
“O objetivo dos painéis é dar transparência ao monitoramento e subsidiar a análise dos indicadores e dos repasses financeiros aos municípios goianos”, explicou Divânia.
Veja aqui todas as pautas, discussões, pactuações e informes da CIB.
Patrícia Almeida (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial