Bebê prematuro de 27 semanas tem alta após cuidado humanizado no HCN
Uso da inteligência artificial Caren foi de fundamental importância para a recuperação do pequeno Uriel
O pequeno Uriel nasceu prematuramente no dia 21 de março de 2024, às 23h07, com apenas 27 semanas de gestação e pesando 640 gramas. Desde o início, enfrentou grandes desafios, necessitando de reanimação logo ao nascer. Avaliado pela ferramenta de Inteligência Artificial (IA) de Classificação de Atenção ao Recém-Nascido (Caren), que orienta sobre o nível de cuidado necessário para recém-nascidos, ele foi imediatamente encaminhado à UTI Neonatal do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu.
Após 104 dias de cuidados intensivos, Uriel recebeu alta, resultado do empenho e dedicação da equipe do HCN e do apoio da IA Caren, um projeto inovador da saúde estadual. A ferramenta Caren é uma Inteligência Artificial que visa informar e orientar sobre o nível de cuidado necessário para os bebês, reduzindo o risco de mortalidade infantil, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados adequados e personalizados para suas necessidades específicas.
Em outubro de 2023, o projeto-piloto foi iniciado no HCN com o intuito de proporcionar auxílio na tomada de decisões e priorização do atendimento a partir dos dados informados para a IA, que faz a classificação de cada caso e, logo em seguida, gera orientações para cuidados de acordo com os dados do nascimento.
Para Vanessa Alves, mãe do pequeno Uriel, a humanização no atendimento e a identificação precoce dos procedimentos necessários, proporcionada pela ferramenta Caren, foram essenciais para que seu filho recebesse os cuidados adequados e respondesse bem ao tratamento. “Fiquei muito impressionada com o cuidado personalizado que ele recebeu, especialmente por ser prematuro”, relata a mãe.
Ainda na sala de parto, Uriel foi avaliado com o auxílio da Inteligência Artificial, sendo determinado que ele precisaria ficar internado por 30 dias iniciais para o monitoramento rigoroso de todas as etapas críticas para sua saúde. “A Caren nos ajudou a acompanhar o ganho de peso do bebê, controlar a temperatura, gerenciar a mudança de decúbito, seguir os horários das prescrições, oferecer a melhor dieta e monitorar os exames laboratoriais”, explica Ana Caroline Jacinto, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do HCN.
De volta para casa
Após pouco mais de três meses sob os cuidados da equipe do HCN e com significativa melhora no quadro de saúde, o pequeno Uriel pôde finalmente ir para casa com sua mãe, agora pesando 1,7 kg. O momento de grande emoção foi preparado pela equipe de enfermagem, que organizou um corredor de palmas e exibiu um cartaz com a frase: “Eu venci as 640 gramas. Depois de 104 dias, vou para minha casinha”.
A recuperação de Uriel e sua alta exigiram um trabalho multiprofissional, envolvendo diversas especialidades comprometidas com o bem-estar do paciente recém-nascido. A equipe contou com enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões pediátricos, fonoaudiólogos, entre outros.
“Uriel esteve conosco por mais de três meses. Nesse período, realizamos exames como os testes do pezinho, da linguinha, da orelhinha e do coraçãozinho. Além disso, administramos todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde para o primeiro mês de vida”, detalha a coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do HCN, ao destacar o trabalho da equipe durante a internação. Hoje, após três meses, ele está saudável, forte, ganhando peso a cada dia, e estávamos apenas aguardando para finalmente irmos para casa”, destacou a mãe de Uriel, momentos antes de levar o bebê para conhecer seu lar.
Victor Weber/ IMED (texto) e Cristiano Martins/ IMED (foto)