Banco de Sangue do Hugol celebra Dia do Doador de Sangue com Arraiá Solidário
Voluntários vão ser recebidos nesta sexta-feira na unidade do Governo de Goiás com comidas típicas, quadrilha e muita animação, das 7h às 18h, em ação pelo Junho Vermelho
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) celebra o Dia do Doador de Sangue, nesta sexta-feira (14/6), com o Arraiá Solidário, das 7h às 18h30. Durante todo o dia, todos que forem doar sangue na unidade do Governo de Goiás serão recebidos com comidas típicas, quadrilha, carrinho de pipoca e muita animação. A ação faz parte da Campanha Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue.
Durante o mês de junho, serão realizadas ações de sensibilização em todo o hospital, tanto com colaboradores da unidade quanto com acompanhantes e visitantes que chegarem ao Hugol.
De acordo com o gerente médico do Banco de Sangue do Hugol, Adriano Arantes, o objetivo da campanha é aumentar o número de doadores nessa época do ano.
“Historicamente, temos uma baixa nas doações entre os meses de junho e julho, por conta das férias escolares. Ao mesmo tempo, são meses em que há maior necessidade de transfusões, devido a acidentes, principalmente de trânsito. Daí a importância da conscientização e do incentivo à doação”, explicou.
Correio Gota Solidária
Outra ação realizada neste mês de junho, será o Correio Gota Solidária. Durante os dias 24 e 28 de junho, os doadores de sangue poderão escrever uma cartinha para o paciente que vai receber a doação e deixar uma mensagem de carinho, apoio e solidariedade.
Vale lembrar que doações de sangue salvam vidas durantes todo o ano. Por isso, toda doação é sempre bem-vinda. O Banco de Sangue do Hugol funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h.
Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. São eles:
- Estar saudável
- Não estar gripado, resfriado ou febril
- Ter peso acima de 50 kg
- Ter entre 18 e 69 anos
- Estar descansado e alimentado
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de um ano
- Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses
- Não estar em uso de antibióticos e antifúngicos nos últimos 14 dias
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
- Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.
Juliana França (texto) e Thauann Sales (foto)/Agir