SES-GO participa do 3º Meeting de Nutrição e Oncologia de Goiânia
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura, falou sobre a expansão do tratamento oncológico em Goiás
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esteve presente no primeiro dia do 3º Meeting de Nutrição e Oncologia de Goiânia, realizado neste sábado (24/08), no auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura, representou o titular da SES-GO, Rasível Santos.
“É extremamente importante participar deste evento diante do cenário de expansão no atendimento em oncologia que Goiás vive hoje para que todos os profissionais estejam capacitados com o que há de mais moderno sobre o tema”, disse o subsecretário ao participar da abertura do Meeting que segue com programação neste domingo (25/08).
Idealizado pela nutricionista Marcela de Paula, o evento é destinado para profissionais de nutrição e oncologia, além de estudantes da área. Segundo Marcela, o encontro foi pensado para que a especialidade de nutrição oncológica seja valorizada a fim de que mais profissionais conheçam e se especializem no tema. Um levantamento feito pela profissional mostra que em todo o Brasil apenas 176 profissionais têm especialização em nutrição oncológica. Em Goiás, apenas 10.
“As terapias tradicionais como a quimio e a radioterapia são muito agressivas e comprometem a capacidade do paciente de se alimentar adequadamente. Além disso, em muitos casos é preciso educar esse paciente a uma nova rotina alimentar. Passar por um tratamento de câncer não significa restringir a alimentação e sim entender o que faz bem naquele momento”, afirmou Marcela que foi responsável pela implantação de protocolos de nutrição no Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia (Cebrom) que reduziram o risco de internações e mortalidade por desnutrição.
O coordenador de Oncologia da SES-GO, Kleber Monteiro, também participou do evento. “Essa é uma oportunidade para nós profissionais da saúde adquirirmos novos conhecimentos no intuito de aperfeiçoar a qualidade da assistência e no cuidado dos pacientes oncológicos atendidos nos hospitais estaduais e também nas unidades conveniadas e filantrópicas do Estado”, disse Kleber.
Ao subir no palco, o subsecretário Luciano de Moura destacou a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado ao enxergar a lacuna que havia no tratamento contra o câncer em Goiás. “Antes da atual gestão, pacientes só conseguiam atendimento na capital. Hoje, nós tratamos e cuidamos de quem luta contra o câncer em Uruaçu, em Itumbiara, em Jataí. Além das consultas e exames realizados em nossas policlínicas”, acrescentou Luciano.
Antes de encerrar, Luciano lembrou que Goiás está comprometido com a saúde de seus pacientes oncológicos ao destacar que as obras do Complexo Oncológico de Goiás (Cora) estão caminhando para serem finalizadas. “A inauguração da ala pediátrica no Cora será em janeiro do ano que vem e em 2026 inauguraremos a ala para pacientes adultos. Vamos ser referência no tratamento contra o câncer 100% SUS”, finalizou o subsecretário.
Meeting de Nutrição e Oncologia
O Meeting é o maior evento do gênero na Região Centro-Oeste e atrai profissionais que atuam em diferentes frentes da medicina oncológica em todo o país. Além de ser um espaço para atualização profissional e networking, o evento também conta com a participação de grandes marcas de produtos, equipamentos e alimentos que atendem tanto aos profissionais quanto aos pacientes.
Neste ano, a SES-GO, como apoiadora do evento, estendeu convites para profissionais de saúde que atuam no tratamento oncológico em Goiás. Foram convidados trabalhadores das unidades próprias da secretaria, como o Hospital Estadual de Itumbiara e o Hospital Centro Norte Goiano, em Uruaçu. Além disso, colaboradores de hospitais conveniados e parceiros, incluindo o Hospital Padre Tiago, em Jataí; a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; o Hospital Araújo Jorge; o Hospital das Clínicas; a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis; o Hospital Evangélico Goiano e o Hospital de Câncer de Rio Verde, também participaram do evento.
Isabela Melo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial