Jornada quer democratizar o conhecimento científico
Já é na próxima quarta-feira, dia 22/11 das 9:00 às 17:00 horas, a 1ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde – Ses-GO, na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, em Goiânia. Até agora quase todas as 200 vagas para a participação já foram preenchidas demonstrando a importância do evento. Serão apresentados 36 trabalhos científicos oriundos de pesquisas realizadas na SES no período de 2012 a 2017. Dez deles terão apresentações orais e 26 através de exposições de banners.
Vão participar pesquisadores, trabalhadores e usuários da rede pública de saúde, instituições de ensino, gestores de saúde e o próprio público em geral. Segundo o gerente do Centro de Excelência, Ensino, Pesquisas e Projetos Leide das Neves Ferreira, Aurélio de Melo Barbosa, a ampla participação de pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com a assistência em saúde é uma forma de democratizar o conhecimento científico e, ao mesmo tempo, melhorar os serviços de saúde.
Para Aurélio Barbosa, a jornada tem como proposta a discussão das pesquisas científicas no Sistema Único de Saúde. O que já foi realizado nesta área em Goiás e o que pode e deve ser produzido no futuro para que o conhecimento científico possa ser usado na gestão da saúde pública e na tomada de decisões importantes dentro do sistema.
A presença do pesquisador José da Rocha Carvalheiro que proferirá palestra sobre “Pesquisa Científica no SUS” será um dos pontos altos da Jornada Científica. Ele é médico pela Universidade de São Paulo-USP, é doutor e parasitologia, editor científico da Revista Brasileira de Epidemiologia e membro do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz-Fiocruz. Outro destaque será a palestra do professor Jorge Otávio Maia Barreto, da Fiocruz de Brasília, que falará sobre “Evidências científicas na tomada de decisão: Realidade e perspectivas no Brasil.”
Confira: Programação Jornada Científica