SES participará de conferência internacional sobre o Césio-137
Para lembrar os 30 anos do acidente radiológico com o Césio 137 que aconteceu em Goiânia em 1987, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás/SES-GO vai participar da Conferência Internacional Conjunta RADIO 2017, no Centro de convenções de Goiânia, promovida pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica entre os dias 25 e 29 de setembro. O evento será composto pelo V Congresso Brasileiro de Radioproteção, o VI Congresso de Proteção Contra as Radiações dos Países de Língua Portuguesa, do VII C ongresso Internacional de Proteção Radiológica na Indústria, além de uma feira de exposição de produtos de radioproteção e dosimetria.
O estande da SES-GO terá 18 metros quadrados e contará com um espaço de exposições sobre a história do acidente com fotos e documentos que mostrarão como o problema foi enfrentado. Os fatos e medidas adotadas serão contadas para que o mundo como uma experiência inédita em ambiente urbano.
Durante a conferência a SES/GO três mesas redondas compostas com as maiores autoridades envolvidas no processo durante os 30 anos. Uma delas será médica que será presidida pelo secretário de saúde da época do acidente, Antônio Faleiros, onde será apresentado como foi realizado o acompanhamento médico às vítimas; a segunda terá uma discussão multidisciplinar abordando os aspectos psicossociais e uma mesa de encerramento com a presença de autoridades e dos radioacidentados que também terão um momento para apresentar a situação atual e até fazer reivindicações sobre a assistência que recebem do poder público.
Dentre as atividades que estão sendo definidas para os 5 dias do evento serão discutidos vários assuntos de interesse mundial de forma a revelar o que Goiânia aprendeu com acidente radiológico com o Césio-137, os efeitos biológicos e sociais nas vítimas, como é feita a assistência, qual o perfil dos pacientes dentro dos níveis de classificação referente à contaminação. Durante as discussões de preparação do evento, que contou com as pessoas mais importantes que estiveram envolvidas com o acidente, também foi destacado o alto nível dos profissionais que atuam na área estão à frente dos conhecimentos sobre o assunto em todo o planeta.
Durante a conferência será lançado o livro: “Os Bastidores do Césio-137: O acidente radioativo de Goiânia sob a ótica dos profissionais que nele atuam”, da psicóloga Suzana Helou, que acompanha os radioacidentados desde trinta anos, desde 30 anos, trazendo informações sobre o impacto de um acidente radiológico sobre a sociedade e seus indivíduos.