Saiu o resultado da seleção da 2ª turma do curso de Especialização em Saúde Pública
Foi divulgado hoje, 12 de maio, o resultado final da seleção da segunda turma do Curso de Especialização em Saúde Pública numa parceria entre a Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago – Esap-Sest/SUS e REDESCOLA. Ao todo são 36 vagas preenchidas por profissionais de saúde de municípios goianos. O curso tem carga horária de 380 horas, na modalidade presencial e o primeiro encontro está marcado para o próximo dia 19 de maio. O término do curso será em outubro de 2018.
O coordenador do curso, José de Arimatéia Filho explicou que o curso tem como objetivo formar sanitaristas que são responsáveis por todo o planejamento e coordenação dos programas e serviços que resultam na melhoria das condições de saúde da população. São eles que fazem a avaliação dos indicadores, pela elaboração de propostas e pelo monitoramento das ações de vigilância em saúde. Função que oferece subsídios técnicos para que os demais trabalhadores da saúde possam exercer suas atividades com mais segurança e eficiência.
O sanitarista deve ter condições de exercer suas atividades tanto no atendimento clínico como na gestão, avaliando a realidade do local onde atua apontando soluções práticas , rápidas e eficazes para questões pontuais que forem apresentadas. Conforme explicou a superintendente de educação em saúde e trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, o sanitarista deve se lembrar que saúde é um direito de todos e que toda e qualquer ação deve ser executada com base nesse preceito.
A Dra. Irani enfatizou que Goiás tem buscado parcerias com as melhores instituições de ensino do país para que a formação dos profissionais de saúde seja a melhor possível. “Buscamos o padrão de excelência da REDESCOLA para alcançar um atendimento cada vez mais especializado para a nossa população”, afirmou.