Encerramento do curso de cuidados pediátricos será neste 20 de maio no CREMEGO
Está marcado para esta sexta-feira, 20 de maio a partir das 9:00 hs , no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás – Cremego, o encerramento do Curso de Cuidados Pediátricos para Profissionais Médicos que atuam na Rede de Atenção Primária à Saúde/Estratégia Saúde da Família de Goiânia e região metropolitana. Consta da programação uma “Aula Magna” sobre violência contra a criança, tema de grande importância na atividade de atendimento em pediatria. As aulas presenciais com carga horária de 16 horas aconteceram na sede da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, em Goiânia.
Ao todo 146 médicos dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade concluíram o curso que teve como objetivo principal capacitá-los para as condutas básicas preventivas e terapêuticas no atendimento à criança, atendendo as recomendações técnicas do Ministério da Saúde. Os temas abordados durante as atividades em sala de aula foram imunização, avaliação do recém-nascido e atendimento pediátrico, desenvolvimento neuropsicomotor e pôndero estatural, infecções das vias áreas e pneumonias comunitárias, infecções do trato urinário, acidentes na clínica pediátrica e Rede Cegonha.
Para a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, a qualificação dos profissionais médicos contribuirá também para reduzir a mortalidade do recém-nascido, do lactente e da criança, diminuindo a incidência de doenças e evitando complicações e sequelas. Além disso deve fortalecer a Atenção Primária à Saúde e contribuir com o Programa Mais Saúde para Goiás. A partir da conclusão do curso será feito um monitoramento da demanda do Hospital Materno Infantil, já que um dos objetivos da preparação dos clínicos é evitar os encaminhamentos de casos simples para a unidade.
O conteúdo apresentado durante as aulas teve uma aprovação elevada entre os médicos e a SEST-SUS pretende oferecer o mesmo curso de forma continuada para os outros municípios do estado, de acordo com a demanda de cada região. Para Irani Ribeiro os conhecimentos recebidos farão grande diferença no atendimento à população infantil e resgatando o direito das crianças goianas à saúde.