SES fortalece a saúde mental do Estado
Uma visita técnica do secretário adjunto da SES à instituição filantrópica de Anápolis, teve o objetivo de conhecer de perto o trabalho voltado à saúde mental e como a Secretaria pode contribuir no avanço do atendimento e na qualidade da assistência
Secretário Adjunto da SES, Sérgio Vencio, visitou hoje (12/8) o Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo (Inmceb), que agora integra a regulação estadual com 100 leitos dedicados à saúde mental. Durante a visita, o secretário se reuniu com a diretoria técnica e clínica da instituição filantrópica, que possui 74 anos de história, para entender melhor o desenvolvimento e as necessidades do local. “Viemos conhecer a estrutura e identificar como o estado pode auxiliar em investimentos, melhorar o fluxo de atendimento e garantir um acompanhamento eficaz dos pacientes. O nosso objetivo é proporcionar à população o melhor atendimento em saúde mental possível pelo SUS”, destacou Sérgio Vencio.
Após a reunião, o secretário teve a oportunidade de conhecer as instalações do Inmceb, que presta atendimento a pacientes pelo SUS. Além da regulação atual, estão sendo planejados futuros convênios para viabilizar investimentos estaduais em reformas e na aquisição de novos equipamentos. O Inmceb dispõe de 100 leitos para atendimento em saúde mental, além de mais 33 leitos destinados a pacientes em longa permanência mantidos pelo Instituto. A instituição também conta com uma enfermaria específica para atender pacientes especiais, como idosos com dificuldades de locomoção.
Zilmar Pereira, diretor e vice-presidente do Inmceb, enfatizou que a visita do secretário adjunto fortalece a parceria entre as instituições. “Reconhecemos o trabalho que a SES está realizando conosco. Hoje, estamos integrados à secretaria do estado e satisfeitos com essa assistência para aprimorar o tratamento dos pacientes em saúde mental”, avaliou.
Além do Inmceb em Anápolis, outras duas instituições que oferecem atendimento em saúde mental – a Casa de Eurípedes (131 leitos) e o Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental (133 leitos) em Goiânia – também estão reguladas pelo Estado. Marinalva Ribeiro Neto Almeida, diretora técnica do Inmceb, ressaltou o compromisso das instituições com um cuidado humanizado e de qualidade na saúde mental. “Reuniões como essa são essenciais para reconhecer nosso trabalho voltado ao cuidado tanto de pacientes com questões mentais quanto aqueles enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. Estamos empenhados em garantir um atendimento excepcional à população”, argumentou.
Texto: Yara Galvão / Comunicação Setorial
Foto: Marco Monteiro