Cremic comemora 38 anos com atividades para a saúde da população
Unidade do Governo de Goiás vai promover, em agosto, três dias com ações como práticas integrativas complementares, oficinas, palestras e distribuição de mudas de plantas
O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) realiza, entre os dias 20 e 22 de agosto, várias atividades abertas à população em comemoração aos 38 anos da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, com a oferta das Práticas Integrativas e Complementares (PICs).
A comemoração terá início com Seminário Cremic 38 anos: Celebrando a Força das Práticas Integrativas em Saúde em Goiás, no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, no dia 20. Com entrada aberta à população, o evento inclui a mesa-redonda temática: O Caminho das Práticas Integrativas em Goiás. Com a participação de convidados especiais, o debate terá como base a vivência de cada um na história da unidade.
No dia 21, será realizado o 2º Mutirão de Cuidados Coletivos, com prática meditativa, Qigong – prática corporal em medicina tradicional chinesa, constelação familiar e distribuição de mudas de plantas medicinais. Para estas atividades, as vagas são limitadas, exigindo confirmação da presença, no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeK33vRB3ECTv1yKJK-P7cIyqHTh0QL-GckqSJinIo-i5lcFg/viewform
No encerramento da programação, dia 22, serão ofertadas oficinas de saúde, também com vagas limitadas para prática meditativa, oficinas de Kefir e de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs), com especialistas do Cremic. Para essas atividades, as inscrições serão feitas no local. Mais informações pelo telefone: (62) 3201.3603
Medicina alternativa
O Cremic iniciou suas atividades em 1986, sob o nome de Hospital de Medicina Alternativa, com o intuito de promover saúde integral à comunidade goiana. A nova denominação, de Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), passou a ser utilizada a partir de 2015.
Atualmente, o Cremic oferece 16 práticas à população do Estado, de forma gratuita: acupuntura, auriculoterapia, ayurveda, bioenergética, bodytalk, constelação familiar, cromoterapia, fitoterapia, homeopatia, moxaterapia, práticas corporais, prática meditativa, reiki, terapia comunitária e integrativa, terapia de florais e ventosaterapia.
“Nesses 38 anos do Cremic, celebramos a força das práticas integrativas, que têm abordagens preventivas e terapêuticas, de modo a obter o retorno às funções normais do corpo e à boa saúde do indivíduo em sua integralidade, considerando não apenas o corpo físico, mas também aspectos emocionais, mentais e energéticos”, argumenta a diretora-geral do Cremic, Tânia Vaz.
Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial