SES e Cerof realizam ação de assistência oftalmológica durante Goiás Social
Equipe composta por oftalmologistas, coordenador e equipe de enfermagem fará o atendimento dos moradores de Cavalcante e região, oferecendo cuidados necessários à população
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), realiza ação de assistência oftalmológica durante o Goiás Social. O evento do Governo de Goiás será realizado na terça e quarta-feira (30 e 31 de julho), em Cavalcante, município distante 500 km de Goiânia.
Uma equipe composta por oftalmologistas, coordenador e equipe de enfermagem, fará o atendimento dos moradores daquela região oferecendo os cuidados necessários para a população. “Estamos transportando toda a estrutura para o local da ação para promover atendimento de qualidade à população que precisa do serviço oftalmológico, e também será feito o acompanhamento para aqueles que necessitarem de encaminhamento nessa área”, reforça o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos.
Serão montados consultórios para o atendimento nas instalações do evento, com previsão de realização de mais de cem avaliações, como explica a diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins: “Faremos a triagem e, se houver necessidade cirúrgica ou outro serviço, o paciente será encaminhado ao Cerof-UFG para exames e procedimentos.”
Além do atendimento oftalmológico, a SES-GO vai levar os serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, palestras, testes IST, PICs, vacinação, orientação sexual, preservativos, exame clínico de mama, exame papanicolau. O Goiás Social, será realizado das 9h às 16h de terça-feira no Vão do Moleque, na Escola Estadual Maiadinha, e na quarta-feira no Vão das Almas, na Escola Estadual Calunga 1, antiga sede.
Saúde indígena
Outra importante ação da SES-GO em parceria com o Cerof-UFG foi realizada também em julho com cerca de 250 estudantes indígenas matriculados na UFG e seus familiares, que tiveram a oportunidade de realizar consultas e exames oftalmológicos. A iniciativa integra o Projeto Saúde Indígena UFG e teve o objetivo de proporcionar melhores condições de saúde e de permanência na universidade a esse grupo de alunos.
Desde o dia 1º de julho, a SES-GO assumiu a gestão de regulação do Sistema Único de Saúde no Cerof-UFG com o propósito de otimizar a realização de consultas e reduzir a fila para a realização de cirurgias oftalmológicas. Ao assumir a regulação do centro, o Estado comprometeu-se a repassar, mensalmente, cerca de R$ 2 milhões para custeio dos serviços. A parceria aumentará a abrangência da assistência ocular do Cerof-UFG para os 246 municípios goianos, por meio do apoio às Atenções Primária e Especializada de Saúde e do encaminhamento dos pacientes pelo Complexo Regulador Estadual.
Yara Galvão/Comunicação Setorial
Arte: SES-GO