Dra. Irani Ribeiro lança campanha nacional de combate ao Aedes em Goiás
Na presença da Ministra da Advocacia – Geral da União, Grace Mendonça, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, lançou hoje, a campanha nacional de mobilização contra o Aedes Aegypti em Goiás. O dia foi instituído com objetivo de ampliar a conscientização da comunidade sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito e evitar que a população contraia dengue, zika e chikungunya.
Representando o secretário de estado da saúde, Leonardo Vilela, a Dra. Irani Ribeiro, fez questão de apresentar os resultados da força tarefa realizada no estado em parceria com vários órgãos, principalmente, do Corpo de Bombeiros. De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, houve redução de 18,35% do número de casos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde aos meses de janeiro a novembro.
Ao todo foram notificados 147.663 casos de dengue e confirmados 69.425, com 180.838 notificações e 95.700 confirmações de 2015. Sobre os casos de chikungunya, foram 572 notificados e 22 confirmados. Em relação ao zika vírus, até o final de outubro, foram 7.930 notificações com 5.390 confirmações. Destes 499 foram confirmados em gestantes, onde cada mãe está sendo acompanhada, com consultas e exames periódicos, por meio de monitoramento dos casos de zika. A superintendente também informou à ministra Grace Mendonça que o trabalho realizado em Goiás alcançou uma redução de mais de 90% nos índices de infestação do Aedes Aegypti no mês de outubro passado com a visita de mais de 16 milhões de imóveis no estado.
Depois da solenidade as autoridades presentes visitaram um imóvel no Setor Negrão de Lima onde deram orientações sobre como vistoriar a residência e eliminar qualquer possível foco do mosquito e, assim, evitar problemas de saúde para a família e para toda a sociedade. A ministra Grace Mendonça cumprimentou o estado de Goiás pelos avanços conquistados no cumprimento do dever constitucional de oferecer saúde com dignidade à população.
Convidada pelo Dra. Irani Ribeiro visitou também as instalações do Conecta SUS e se declarou impressionada com o sistema de dados do sistema de saúde de Goiás. Segundo ela todos os outros 26 governadores do Brasil precisam conhecer como o Goiás trabalha para garantir o direto constitucional à saúde de seus habitantes, o que para ela é questão mais sensível de um governo. Grace Mendonça encerrou a visita dizendo que levará o testemunho para o governo federal de um trabalho eficiente e merecedor de aplausos pelo empenho de toda a equipe.