Hetrin realiza mais de 1,8 mil atendimentos durante a romaria de Trindade
Todos os serviços da unidade do Governo de Goiás operaram normalmente, com a equipe pronta para atender todos os romeiros, durante os dez dias da festa católica
Nos primeiros três dias da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que durou dez dias, o município de Trindade recebeu recebeu 1,2 milhão de pessoas, conforme balanço apresentado no Centro Administrativo Municipal. O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, esteve totalmente preparado para realizar atendimentos de urgência e emergência à população de Trindade, da região e aos romeiros. Ao todo, foram realizados 1.860 atendimentos durante o período da romaria.
Preocupados com o bem-estar dos romeiros, a equipe multiprofissional do Hetrin, unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), se antecipou para a Romaria do Divino Pai Eterno, oferecendo orientações sobre a importância da higienização das mãos ao visitar as barracas, cuidados para evitar aglomerações e exposição ao sol, além de medidas preventivas para evitar acidentes durante o desfile de carro de boi.
Diretora do hospital, Vânia Fernandes enfatizou a preparação da equipe para a Romaria. “Nossa equipe se antecipou ao oferecer orientações para garantir uma festa saudável para todos os romeiros, e tudo ocorreu com tranquilidade.” Durante o evento, as especialidades médicas mais demandadas no pronto-socorro foram clínica geral e ortopedia, refletindo o perfil das emergências do Hetrin.
As dicas elaboradas pela equipe de fisioterapia da unidade para a caminhada da fé na Rodovia dos Romeiros, que totaliza 18 km, orientaram os devotos a garantir um trajeto tranquilo e seguro. Este ano, segundo estimativa da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o percurso recebeu aproximadamente 3 milhões de fiéis.
Atendimentos
O pico mais alto de atendimentos durante a romaria ocorreu na quinta-feira (4/7), coincidindo com o desfile de carros de boi, quando mais de 220 pessoas foram atendidas na unidade. “O número de atendimentos a romeiros esteve dentro do esperado, e o hospital preparado para atender a todos”, garante a gerente assistencial do Hetrin, Pollyana Bueno.
Os atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas e de emergência no Hetrin ocorreram normalmente, conforme a demanda e encaminhamento da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). No pronto-socorro, por exemplo, os pacientes passaram pelos procedimentos padrão, incluindo a classificação baseada no Protocolo de Manchester, disponível 24 horas por dia. Em caso de necessidade, os pacientes foram regulados via Complexo Regulador Estadual (CRE) para outros hospitais, com a especialidade necessária.
Débora Alves (texto e foto)Imed