Saúde define comitês de Governança e Executivo para elaborar Plano de Emergências em Saúde Pública Estadual
Plano será referência para qualquer tipo de emergência em saúde no estado
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dá sequência às reuniões de trabalho que definirão o Plano de Emergências em Saúde Pública Estadual e realizou nesta quarta-feira (26/06) a segundo encontro. O plano orientará todo tipo de resposta rápida que as áreas da saúde precisam dar a emergências que surgirem em Goiás, como enchentes, secas, surtos de doenças infecciosas, eventos químicos ou biológicos, pandemias (como a pandemia de COVID-19), crises humanitárias, entre outros. O objetivo do plano é controlar, prevenir ou minimizar os impactos adversos sobre a saúde pública.
O Coordenador de Projetos Raphael Brandão Pereira está a frente das discussões, definindo fluxos para construção do plano, atribuições e prazos. Neste primeiro momento, a Superintendência de Vigilância em Saúde ficou responsável por atualizar o Plano de Contingência para Arboviroses e encaminhar ao Escritório de Projetos.
Outras ações estão em curso, como a formalização e elaboração da estrutura organizacional dos Comitês Executivo e de Governança do projeto, definição da supervisão e liderança do projeto do Plano de Emergências Estadual, acompanhamento das ações atribuídas aos Grupos de Trabalho e prazos para o cumprimento das mesmas.
A gestão eficaz de emergências em saúde pública é crucial para proteger a saúde da população, reduzir os danos e garantir a recuperação rápida e sustentável. Isso geralmente envolve a implementação de planos de preparação para emergências, treinamento de equipes de resposta, estabelecimento de sistemas de vigilância e ações coordenadas para garantir a resposta adequada.
Participam da reunião a Superintendência de Planejamento, Superintendência de Regulação, Controle e Avaliação, Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Superintendência de Monitoramento dos Contratos de Gestão e Convênios, superintendência de Vigilância em Saúde e o Escritório de Projetos.
Foto: Riva Kran
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás