SES firma parceria para fortalecimento da saúde materno infantil no Estado
Iniciativa foi anunciada durante simpósio em que foi apresentada pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Jataí sobre realidade de trabalho e direitos na atenção primária
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) firmou parceria com a Universidade Federal de Jataí (UFJ) para o desenvolvimento de ações voltadas ao avanço da assistência à mulher e às crianças até os 1 mil dias de vida. Essa troca de experiências foi anunciada na manhã desta quarta-feira (26/06), durante o Simpósio Científico Fortalecimento da Saúde Materno Infantil em Goiás. O evento, realizado no auditório da Escola de Saúde de Goiás, reuniu profissionais de saúde e pesquisadores.
Durante o simpósio, foi apresentado o programa Eu Quero – Goiás: Formação em Direitos à Saúde no Período dos 1.000 Dias de Vida. A iniciativa é resultado de uma pesquisa conduzida pela UFJ em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a University of Southampton, no Reino Unido. A coordenadora da pesquisa, a professora da UFJ, Aridiane Alves Ribeiro, informa que o estudo foi realizado por meio de encontros e rodas de conversas com mulheres, jovens, usuários do SUS, trabalhadores da atenção primária e gestores de saúde.
“Procuramos entender como é a realidade do trabalho e dos direitos na atenção primária em Goiás, especialmente nos municípios de Jataí e de Aparecida de Goiânia”, acentuou a docente. A partir dessas informações, a equipe elaborou uma cartilha que destaca a assistência à mulher e aos bebês de até 2 anos, em especial os direitos a consultas, à escolha do parto; do acesso ao planejamento familiar e direito à creche para as crianças. Com a parceria, a cartilha será inserida na plataforma da Escola de Saúde SES-GO.
A superintendente de Políticas e Atenção Integral á Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, enalteceu a importância da parceria. “A educação permanente é fundamental para o processo de trabalho”, sublinhou. Ela acentuou que a SES-GO tem como uma de suas prioridades o fortalecimento da Rede Materno-Infantil. Essa estratégia, conforme disse, está sendo efetivada por meio de alinhamento, capacitações e estruturação de unidades de Saúde.
A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi, enfatiza que o programa, alinhado ao Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde do Estado de Goiás, busca melhorar a qualidade dos serviços de saúde e fortalecer a Rede Cegonha. “O simpósio reflete nosso compromisso em promover avanços significativos na saúde materno infantil, capacitando e sensibilizando todos os envolvidos sobre a importância dos cuidados e direitos à saúde materna e infantil”, destacou.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/ Comunicação Setorial da SES-GO