Sistema de inovação da saúde estadual é semifinalista em seleção nacional
Projeto Classificação de Atenção ao Recém-Nascido (Caren) é escolhido, com mais 11 concorrentes, ao Prêmio de Excelência em Competitividade, entre os 292 inscritos de vários Estados brasileiros
Os sistemas de inovação desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para proporcionar assistência de excelência à população têm sido reconhecidos por importantes entidades nacionais. Uma dessas iniciativas inovadoras, a Classificação de Atenção ao Recém-Nascido (Caren), foi selecionada como um dos 12 semifinalistas do Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A premiação tinha, ao todo, 292 políticas públicas inscritas por instituições de vários Estados brasileiros.
As três iniciativas vencedoras do prêmio CLP serão conhecidas no dia 21 de agosto. Além dessa seleção, o sistema Carmen foi escolhido para apresentar um capítulo no 20º Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (Cbis), a ser realizado entre os dias 8 e 11 de outubro deste ano, em Belo Horizonte (MG). A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, destaca que essas duas seleções do Caren simbolizam o reconhecimento por parte de respeitadas entidades ao projeto, que visa ao combate à mortalidade infantil.
Idealizado e instituído pela SES-GO em 2021, o Caren é efetivado por meio de inteligência artificial (IA) que auxilia na priorização do atendimento aos recém-nascidos. “Por meio de análise de dezenas de variáveis e de padrões aprendidos a partir de dados históricos, a inteligência artificial consegue mensurar o grau de atenção requerida por cada bebê, em uma escala que vai de 0 a 100”, explica Luiselena Esmeraldo. Ela destaca que os profissionais de saúde das unidades públicas estaduais contam com uma ferramenta que orienta os cuidados por meio de recomendações personalizadas, conforme os dados inseridos no sistema de gestão hospitalar.
Ranking
O CLP é uma entidade que promove o Ranking de Competitividade Brasileira. Esse centro avalia programas e projetos relacionados à segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública e capital humano. Os dados gerais do CLP apontam que Goiás ocupa a sétima colocação no País. Luiselena Esmeraldo acentua que considera uma vitória o fato de o Caren ter sido selecionado como semifinalista pelo fato de ter seguido à frente de 280 projetos de todo o País.
A publicação de um capítulo do Caren no 20º Cbis também é motivo de orgulho para a superintendente. O evento tem o objetivo de promover a discussão de temas relevantes com o objetivo de envolver os setores da sociedade trazendo a universidade, mercado e os setor público em prol da concretização das propostas para a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil entre os anos de 2020 a 2028.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial da SES-GO