Junho Violeta alerta sobre doenças respiratórias em Goiás

Atividades, orientações e até exame vão serão oferecidos, de forma gratuita para população, no Órion Complex, durante evento promovido em parceria com a Saúde estadual

Foto de arquivo mostra paciente passa por exame de espirometria, disponível no evento

As doenças respiratórias são as que podem afetar estruturas ou órgãos do sistema respiratório, como nariz, laringe, faringe, traqueia e pulmão. Elas acometem tanto as vias aéreas superiores quanto as inferiores, classificando-se em dois grandes grupos: agudas e crônicas. O que as diferencia é justamente o período de duração de cada uma e quanto tempo é necessário para realizar o tratamento. Devido à importância dessas enfermidades, o Governo de Goiás instituiu, em 2023, a campanha Junho Violeta, para prevenção delas.

Para destacar o Junho Violeta, o Órion Business & Health Complex – em parceria com a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT), Secretaria Estadual de Saúde e as Ligas Acadêmicas de Pulmão – realiza uma semana de atividades para conscientizar a população sobre as doenças respiratórias, entre os dias 17 e 21.

“As mais comuns são a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mais conhecida como enfisema pulmonar. Além disso, existem outras doenças, que são as infectocontagiosas, como gripes, rinossinusites , resfriados, pneumonia e a tuberculose. E também de fundamental importância o controle e tratamento do tabagismo. Outras menos frequentes são as fibroses pulmonares”, destaca a pneumologista Fernanda Miranda.

Diariamente, das 9h às 16h, as pessoas que passarem entre as recepções dos centros clínicos do Órion Complex receberão materiais educativos, orientações, poderão participar de diversas atividades e ainda realizar, também gratuitamente, o exame de espirometria. “Também chamado de prova de função pulmonar, é um exame essencial para o diagnóstico e acompanhamento das doenças respiratórias não infecciosas. Com ele, medimos a capacidade pulmonar e podemos avaliar como está a função do pulmão”, explica a médica.

A espirometria pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos 6 anos, mas a indicação é para quem estiver com sintomas respiratórios e tabagistas. “É realizado utilizando um aparelho chamado pneumotacógrafo, semelhante a um tubo, que é capaz de medir a velocidade do ar que entra e sai do corpo do paciente”, detalha a especialista. O teste demora cerca de 30 minutos para ser feito, e o laudo com o resultado será enviado à pessoa em até 48 horas.

Fernanda Miranda salienta ainda como é a dinâmica da espirometria. “Para realizar o exame, o indivíduo deve estar sentado e usar um clipe nasal para evitar que o ar entre ou saia pelo nariz. O aparelho é colocado na boca, sob orientações do técnico. O paciente deve puxar o ar para dentro e expirar várias vezes, até atingir os critérios de aceitabilidade e reprodutibilidade do teste.”

SERVIÇO
Campanha Junho Violeta
Data: 17 a 21 de junho
Horário: Das 9h às 16h
Local: Órion Complex, na Avenida Portugal, no Setor Marista
Gratuito

Riva Kran/Comunicação Setorial

Foto: Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo