Com logística complexa, Herso realiza mais uma captação de órgãos e tecidos em Santa Helena de Goiás
Foram captados coração, fígado, rins e córneas destinados para pacientes que aguardam na fila de transplantes
Pacientes que aguardam na lista de transplante de órgãos e tecidos foram beneficiados com uma captação realizada no Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) nessa sexta-feira (07/06).
De acordo com a gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Katiúscia Freitas, uma logística complexa foi organizada para o sucesso da captação, envolvendo uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), além do apoio aéreo e terrestre do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO).
“Mais uma vez realizamos um trabalho envolvendo várias equipes e instituições, visando a vida do próximo. Cada vez mais as equipes estão capacitadas e preparadas para acolher as famílias, auxiliando nesse momento difícil e oferecendo o a oportunidade de salvar outras vidas através desse gesto nobre que é a doação de órgãos. Todo esse trabalho garante a chance de uma nova oportunidade de vida para aqueles que mantém a esperança de serem beneficiados por um transplante”, afirma a gerente.
A família consentiu pela doação após o paciente ter sido diagnosticado com morte encefálica. O coração foi levado para o Distrito Federal. Já o fígado, os dois rins e as duas córneas foram para pacientes de Goiás, atendendo pacientes que aguardavam na lista de transplante seguindo os critérios de compatibilidade.
De acordo com a direção do Herso, cerca de 20 profissionais estiveram envolvidos antes, durante e após o procedimento. O processo foi conduzido pela Gerência de Transplantes e envolveu a participação dos profissionais do Herso, da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) e das equipes médicas de transplantes.
“O trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Herso, tem contribuído significativamente para os processos de doação de órgãos e tecidos na unidade. Essa foi a terceira doação efetiva do mês em Goiás e o acumulado do ano já soma 47 doações desde janeiro de 2024”, finaliza Katiúscia.
Isabela Melo (texto)/Comunicação Setorial
Foto: Gerência de Transplantes