Zé Gotinha recebe crianças no Mutirama para o Dia D da vacinação contra a poliomielite
A vacina, destinada para crianças de 1 ano de idade a menores de 5 anos, é o único meio de proteger contra a paralisia infantil
Com a presença ilustre do personagem Zé Gotinha, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realizou o Dia D de vacinação contra a poliomielite neste sábado (08/06). Um posto volante de vacinação foi montado no Parque Mutirama, aplicando as vacinas das 9h às 17h.
A campanha do Ministério da Saúde começou no dia 27 de maio e vai até 14 de junho em todo o país. A meta é atingir 95% do público-alvo, que são as crianças de 1 ano de idade a menores de 5 anos. A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, teve seu último caso registrado no Brasil em 1989. Contudo, a cobertura abaixo dos níveis recomendados desde 2016 preocupa as autoridades em saúde.
De acordo com a gerente de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Joice Dornelles, a poliomielite é uma doença grave que paralisa os membros inferiores, entre outras complicações, que podem até levar à morte. “Nossa cobertura vacinal ainda está baixa porque o Ministério da Saúde preconiza 95% para que não tenhamos pólio no país”, reforça Joice. Neste ano de 2024, a cobertura vacinal contra a poliomielite em Goiás está em 79,42%.
“Esse Dia D aqui no Mutirama foi pensado para resgatar o nosso famoso Zé Gotinha, que trouxe para a gente a erradicação da poliomielite por meio dessas duas gotinhas. Queremos passar para os pais que é algo seguro e também ensinar para as crianças que a vacina faz bem e protege”, completa a gerente.
Além do evento neste sábado, outras ações de conscientização estão sendo realizadas pela equipe da SES-GO. Até o dia 11 de junho o Zé Gotinha percorre os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Região Metropolitana de Goiânia para despertar nas crianças o interesse pela vacina. Neste Dia D, os 246 municípios goianos estão com seus postos de saúde abertos para aplicar a vacina e atualizar a caderneta infantil, até às 17h.
Poliana Pereira de Assis foi uma das mães que levou seu filho, João Miguel, de 1 ano e 4 meses, para receber as gotinhas no Mutirama. Para ela, a ação do Dia D é importante para os pais e responsáveis que não conseguem levar as crianças durante a semana, devido ao trabalho. ”Hoje foi ótimo poder trazer ele fazer essa vacina e colocar em dias o cartão. Estou sempre de olho acompanhando para não ficar desatualizado”, contou Poliana.
Isabela Melo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial