Gestores da Macrorregião Centro Norte debatem reorganização da rede de urgência
Evento realizado em Anápolis teve o objetivo de discutir a pactuação de vários serviços de saúde na macrorregião, visando a reorganização da Rede de Urgência e Emergência para atendimento mais eficiente à população
A superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Paula dos Santos Pereira, conclamou os gestores e profissionais de saúde dos 60 municípios que integram a Macrorregião Centro Norte a reorganizarem a Rede de Urgência e Emergência para um atendimento mais célere e eficiente à população. Ela representou o titular da SES-GO, Rasível Santos, na 1ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores da Macrorregião Centro Norte, realizada nesta quarta-feira, (05/06), em Anápolis.
O evento foi realizado com o objetivo de discutir a pactuação de vários serviços de saúde na macrorregião, entre os quais a Implementação do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), distribuição das unidades móveis do Samu, definição dos hospitais de referência e regulação de leitos. Em seu pronunciamento, Paula dos Santos Pereira destacou que a SES-GO está apta a dar o apoio necessário à estruturação e fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência.
“É muito importante para nós vermos tantos gestores atuantes nesse processo de estruturação da Rede de Urgência e Emergência porque sabemos o quanto vocês sabem, reconhecem os seus territórios e as suas próprias necessidades”, enfatizou a superintendente. Durante a reunião, os representantes dos municípios da Macrorregião Centro Norte apresentaram a estrutura atual da rede de urgência e emergência e as unidades que podem compor essa rede para melhorar a assistência, possibilitando o aumento de ambulâncias do Samu, conforme prevê a Política Estadual de Urgência e Emergência pactuada em março deste ano.
Ao final das discussões, os representantes da Macorregião Centro Norte definiram a realização de um novo encontro, em até 15 dias, para discutir a proposta com mais detalhes para definir a inserção ou não de outras unidades na composição da rede.
Texto: Maria José / Comunicação Setorial SES-GO
Foto: Cosems