Hospital Estadual de Jataí recebe prêmio nacional pelos serviços prestados às mulheres
Unidade do Governo de Goiás gerida pela Fundahc está entre as cinco instituições de saúde do Brasil reconhecidas em 2024 com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) está entre as cinco unidades de saúde do Brasil reconhecidas em 2024 com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. O título é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais de todo o Brasil cujas ações se destacam pela promoção do acesso e qualificação dos serviços de Saúde da Mulher. Nesta edição, o HEJ recebeu a indicação da deputada federal Flávia Morais.
A solenidade de premiação, realizada em Brasília no dia 4 de junho, contou com a presença de diretores do HEJ – Juliano Rocha, Pedro Vinícius Leite e Liza Figueiredo, da diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG), entidade gestora do hospital, e da gerente de Controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, Junelle Lopes.
O diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha, ressaltou a relevância da conquista do prêmio para a unidade de saúde do Governo de Goiás. “No HEJ, nós temos uma equipe unida e comprometida com resultados, e esse prêmio reforça mais uma vez que estamos no caminho certo”, disse. O médico pontuou que, desde a estadualização do hospital, quando a Fundahc/UFG assumiu a gestão da unidade, houve grandes avanços com a ampliação de serviços e especialidades ofertados à população, melhorias físicas e qualificação da mão de obra, assegurando mais qualidade no atendimento.
O diretor destacou projetos importantes no hospital estadual que são voltados para o atendimento às mulheres, como a Sala Lilás, que é um espaço para receber vítimas de violência que precisam de um atendimento adequado, com privacidade e proteção à sua integridade física. Juliano também destacou o projeto Nascer HEJ que acontece toda terceira quinta-feira do mês e leva gestantes a partir da 30ª semana para conhecerem a maternidade, tirarem dúvidas e receberem orientações pela equipe multidisciplinar, sobre o parto, exercícios para ajudar a gestante e esclarecimento de dúvidas”.
Juliano parabenizou o governador Ronaldo Caiado que não tem medido esforços para levar investimentos para a área de saúde em todos os cantos do Estado. “Em nome da professora Lucilene quero agradecer a todos da Fundahc/UFG, que compartilham conosco os desafios da gestão de um hospital do porte do HEJ. Agradeço também à deputada Flávia Morais, por reconhecer nosso trabalho e nos indicar a esse prêmio e, principalmente, à minha equipe, que todos os dias busca novas formas de melhorar os serviços que são ofertados no HEJ”, enalteceu o diretor.
Lucilene Maria de Sousa, diretora-executiva da Fundahc, destacou o papel fundamental do Governo de Goiás que, por meio da fundação que há três anos gere a unidade, nos resultados positivos alcançados pelo hospital. “Assumimos a gestão do HEJ com a visão clara de elevar os padrões de atendimento e, neste período, sempre tivemos o apoio irrestrito da Secretaria de Estado da Saúde na reestruturação do hospital, que agora celebra a conquista de um prêmio nacional que muito me honra. Gerir um hospital que é considerado Amigo da Mulher é reafirmar um compromisso pessoal que tenho em promover a luta e a defesa por outras iguais a mim que merecem saúde de qualidade, com atendimento respeitoso e humanizado”, disse.
A deputada federal Flávia Morais fez questão de enaltecer o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho durante a premiação. “Ficamos muito orgulhosos de saber que um hospital estadual, um hospital público, está recebendo essa homenagem”, afirmou a deputada. Ela destacou o esforço do governador Ronaldo Caiado na regionalização da saúde e no oferecimento de atendimento de qualidade em diversos municípios de Goiás. Flávia Morais também mencionou o Projeto Nascer, que permite às gestantes conhecerem previamente o local do parto e a equipe que as atenderá, ressaltando a importância dessa segurança para as mulheres no momento do parto.
Também participaram da cerimônia a ginecologista, obstetra e mastologista Marianne Pinotti, filha do médico José Aristodemo Pinotti, que dá nome ao prêmio, os deputados federais Maria do Rosário Nunes, Pedro Nunes Ayaira, Soraya Santos, Laura Carneiro, Luiz Antônio Teixeira e Geraldo Rezende.
Sobre o prêmio
Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti foi autor de mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.
Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços para melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.
Thalita Braga (texto e foto)/Fundahc-UFG