Saúde recebe equipe da CGE para consultoria sobre sexto Prêmio Goiás Mais Transparente
Servidores da Secretaria de Estado da Saúde e Controladoria-Geral do Estado de Goiás se reúnem para alinhar os principais pontos da página Acesso à Informação
Na manhã desta terça-feira (28/05), a equipe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), responsável pela 6ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, prestou uma consultoria presencial aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) sobre a página de Acesso à Informação no site da Saúde onde estão reunidas todas as informações relativas à transparência da pasta.
O intuito do prêmio é orientar, incentivar, padronizar e reconheceras ações executadas pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual no cumprimento das normas de transparência pública. A avaliação conta com várias etapas até a fase final, quando todos os órgãos são ranqueados. No ano passado, a SES conquistou o Selo Diamante por ter alcançado 100% em todos os requisitos da avaliação.
A reunião foi intermediada pela Gerência de Governo Aberto, área que orienta e acompanha a atualização da página de Acesso à Informação da SES-GO, em observância à legislação de transparência e às boas práticas. Segundo a gerente Livia Soares, esse momento reservado com cada secretaria é fundamental para alinhar todos os pontos a fim de que o cidadão tenha as informações precisas sobre a pasta.
“Esse momento com os colegas da CGE nos ajuda a orientar as áreas da SES-GO da melhor maneira possível sobre o que precisa constar no Acesso à Informação. Trabalhamos o ano todo para manter a página atualizada para que o usuário do serviço tenha confiança na instituição e certeza da eficácia das políticas implementadas na pasta”, afirma a gerente de Governo Aberto, Livia Soares.
O encontro foi conduzido pelo gerente de Transparência da CGE, Júnior José Costa, e pela coordenadora do Prêmio do Grupo 1, Jackeline da Silva Bastos. Ambos pontuaram o que é necessário melhorar na página e também esclareceram as principais dúvidas dos responsáveis de cada área da SES-GO.
Segundo Júnior José, a consultoria presencial, realizada com as 52 entidades da administração direta e indireta do Governo de Goiás, visa uma aproximação com os responsáveis pelos conteúdos da transparência. “Buscamos tentar padronizar a forma como as informações são divulgadas nas páginas de acesso e melhorar a informação para os usuários”, afirma o gerente da CGE-GO.
Transparência estadual
A 6ª Edição do Prêmio é uma iniciativa da CGE-GO que tem como propósito dar continuidade ao aprimoramento da transparência pública estadual considerando os avanços obtidos nas edições anteriores. A avaliação é realizada desde 2019.
A premiação utiliza as metodologias de avaliação da transparência ativa desenvolvidas pela CGE-GO com o objetivo de estabelecer os critérios de avaliação de conformidade das páginas de acesso à informação, observando as normas nacionais e estaduais de transparência, bem como as diretrizes estabelecidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Isabela Melo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial