Hemu promove Semana da Pesquisa e Metodologia Científica

Participantes vão aprofundar conhecimentos e trocar experiências com especialistas renomados, contribuindo para o avanço e aprimoramento da pesquisa científica em saúde

Profissionais de saúde durante uma das apresentações da Semana Científica do Hemu

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realiza, de 23 a 25 de abril, a Semana da Pesquisa e Metodologia Científica Hemu 2024. O evento, organizado pela Seção de Ensino e Pesquisa (SEP), Comissão de Residência Médica (Coreme) e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Governo de Goiás tem como propósito principal debater os aspectos metodológicos da pesquisa científica.

A abertura do evento, pelo médico Marco Aurélio Albernaz, coordenador do CEP, ocorreu na terça-feira (23), no auditório do Hemu, onde profissionais da área, residentes e interessados puderam participar de palestras e discussões sobre a importância da metodologia na produção de conteúdo científico de qualidade.

No primeiro dia do evento, a programação contou com as seguintes palestras: A Importância da Pesquisa nas Instituições Assistenciais e de Ensino, ministrada por Keyti Cristine Rezende, analista na Coordenação de Pesquisa da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

E também Metodologia Científica – Tipos de Estudos e seus Delineamentos, com a palestrante Flávia Silva Oliveira, doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e Plataforma Brasil: O que É, e como Utilizá-la, ministrada por Maria Bárbara Gomes, médica neonatologista e supervisora da Residência Médica em Neonatologia do Hemu.

Conhecimento essencial
Com enfoque voltado para fornecer o conhecimento essencial para a realização de uma pesquisa bem fundamentada, o evento abordou as regras, métodos e técnicas mais adequadas para o desenvolvimento de trabalhos científicos. O conteúdo agradou aos participantes. “Um momento interessante para nos capacitar na introdução científica em geral”, avaliou o residente em pediatria Eliabe Roriz.

“O Hospital Estadual da Mulher, há anos, desde a sua existência, serve de hospital de ensino. Além da parte assistencial, ele tem uma atuação muito forte na parte de ensino e não tem como a gente pensar em ensino e não pensar em pesquisa e metodologia científica. Nós temos programas de residência médica, nós cobramos os residentes de produção científica”, destacou o organizador do evento, Marco Aurélio.

“Então, nós estamos dando condições para que os alunos, os profissionais daqui se interessem mais sobre os principais temas, os principais assuntos relacionados à pesquisa científica, a metodologia de pesquisas. Isso tem como objetivo maior capacitar os nossos alunos e os nossos profissionais para desenvolver as pesquisas na nossa instituição”, afirmou Marco Aurélio.

Durante os três dias de evento, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências com especialistas renomados, contribuindo assim para o avanço e aprimoramento da pesquisa científica no âmbito da saúde, em especial na área específica do Hospital Estadual da Mulher.

Programação
Nesta quarta-feira, segundo dia do evento, a programação vai incluir as palestras Como Elaborar um Projeto de Pesquisa, ministrada por Luiza Emylce Rosado; Passos para Realização de Pesquisa no Hemu e O Papel do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), com Marco Aurélio Albernaz.

Na quinta-feira, vão ser ministradas as palestras: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Privacidade e Exposição de Dados na Internet, pelo gestor de TI Marcos Wesley de Andrade; Construção de Banco de Dados – Software SPSS 22.0, com Renata Silva Lopes, enfermeira obstetra e mestre em gestão organizacional da UFG; e Plataformas de Pesquisas Bibliográficas, por Marinna Caetano da Silva, enfermeira obstetra e tutora da residência de enfermagem obstétrica.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo