Seminário apresenta panorama da atenção especializada em Goiás
Estudo coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de São Paulo visa constatar os desafios na atenção especializada para a adoção de soluções voltadas ao aprimoramento do setor
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou aos profissionais de saúde e representantes de entidades civis da área da saúde um panorama da atenção especializada desenvolvida em Goiás. A exposição compôs a programação do Seminário de Cartografia e Atenção Especializada no Brasil: achados em Goiás, realizado nesta terça-feira, 23/04, no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
O evento teve como clientela servidores da SES-GO, representantes das unidades estaduais que participaram da pesquisa, componentes das Organizações Sociais que administram os hospitais, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, do subsecretário de Atenção Integral e Vigilância em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, da superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira e do representante da Unifesp, Luis Tofani.
Diagnóstico Situacional
A pesquisa Cartografia da Atenção Especializada no Brasil está sendo desenvolvida em todo o País pelo Ministério da Saúde em parceria com a Unifesp. Ela visa fazer um diagnóstico situacional da atenção especializada nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, com o propósito de verificar os desafios que precisam ser enfrentados e superados.
Em Goiás, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com gestores da SES-GO, na modalidade online, e por meio de atividades e encontros presenciais no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer), no Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugo), no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) e na Policlínica da cidade de Goiás. O levantamento focou o atendimento realizado nas especialidades de oftalmologia, ortopedia, oncologia e cardiologia.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a importância do estudo para a aprimoramento da atenção especializada em todo o Estado. “A SES-GO atua continuamente para melhorar a assistência à população tendo como pilares a atualização dos profissionais, a melhoria na estrutura das unidades e o fortalecimento da Regionalização da Saúde. Para nós é importante constatar quais são os entraves para podermos superá-los”, pontuou.
O representante da Unifesp, Luís Tofani, acentuou que a pesquisa procura saber e compreender os entraves no acesso e na produção de filas para cirurgias, consultas, exames diagnósticos, procedimentos, assim como a qualidade do cuidado, tendo como foco, especialmente, a atenção ambulatorial especializada.
A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula Pereira dos Santos, assinalou que o estudo é extremamente oportuno porque dá a dimensão dos pontos que merecem ser priorizados para assegurar a assistência cada vez mais qualificada à população.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO