Saúde estadual participa de reunião na Fiocruz sobre cidades sustentáveis
Debates vão contribuir para a criação da Rede Goiana de Municípios para promover comunidades com uma população mais saudável e sustentável
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participa, nesta quarta-feira (10/4), de reunião na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para debater e planejar as ações da Rede de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis. O objetivo é reunir esforços multidisciplinares e interinstitucionais para fortalecer ações que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios brasileiros.
Essa articulação da SES vai contribuir para a criação da Rede Goiana de Municípios, com o foco em promover comunidades com uma população mais saudável e sustentável. Representante da pasta na reunião, o coordenador Estadual de Promoção à Saúde, Hamilton Amorim Rezende, comenta que o encontro será importante também para discutir sobre os eventos importantes marcados para este ano, como o Congresso Nacional de Promoção da Saúde, da Fiocruz. O profissional entende que Goiás vem aprendendo muito com a participação desta rede brasileira.
“A expectativa é ampliar a adesão de novos municípios nesta rede de cidades, criando assim a nossa rede goiana de municípios. Isso demanda expertise, planejamento e toda uma ação mais complexa. Por isso, precisamos da colaboração de uma organização que tenha mais experiência e que possa auxiliar na construção da nossa rede”, enfatiza.
Goiás começou a trabalhar com o Movimento de Cidades Saudáveis e Sustentáveis em 2017, quando foi criado um projeto-piloto na cidade de Goiás. “Essa ação teve muito êxito e, em 2018, a convite da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ele foi apresentado em um encontro latino-americano de cidades saudáveis e sustentáveis, que aconteceu no México”, ressalta.
Em 2022, Goiás começou a participar dessa rede de municípios e a compor o Grupo Executivo da Rede Brasileira, que se reúne periodicamente. A coordenação é da Fiocruz. O Estado possui dois programas nesse contexto, o Saúde na Escola e o Academias da Saúde. Desde o ano passado, o Saúde na Escola vem buscando introduzir as pautas sobre sustentabilidade nas 2,7 mil escolas pactuadas em todo o Estado.
Thiago Lagares/Comunicação Setorial
Foto: arquivo SES-GO