Goiás debate com governo federal repasse de recursos para complexo oncológico Cora
Com presença do secretário Rasível Santos, grupo discute verbas para aquisição de equipamentos da ala de tratamento de crianças e adolescentes e para alas de assistência a adultos e prevenção
O Governo de Goiás deu um passo significativo para o avanço das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e o funcionamento da primeira etapa desse grande hospital. Na manhã desta terça-feira (19/03), uma equipe composta por gestores e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG) e Procuradoria-Geral do Estado reuniram-se com membros do Ministério da Saúde e da Casa Civil da Presidência da República para discutirem os investimentos no Cora a serem realizados com os recursos provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
O Cora é apontado como uma das mais importantes obras do Governo de Goiás. A primeira fase desse grande hospital – que está sendo construído nas proximidades do Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva – é específica para o tratamento de crianças e adolescentes. Prevista para ser concluída no final deste ano, a área infanto-juvenil contempla, além dos leitos, espaço destinado ao lazer dos pacientes e acomodação para as famílias e ambiência totalmente humanizada e lúdica.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, informou que a reunião com os representantes do MS e da Casa Civil foi extremamente importante. Além de discutir os investimentos destinados para a aquisição dos equipamentos da área para a assistência de crianças e adolescentes, a equipe conversou sobre os recursos a serem disponibilizados para as fases 2 e 3 da unidade, referentes ao tratamento de pacientes adultos e à prevenção à doença.
Rasível Santos informou que a comitiva de Goiás responsabilizou-se por repassar aos componentes do MS e da Casa Civil do Governo Federal a listagem dos equipamentos que serão instalados no Cora . “A equipe do Ministério da Saúde e da Casa civil comprometeram-se a avaliar a nossa solicitação e dar uma resposta em um mês”, sublinhou. A expectativa, conforme afiançou o secretário, é que a ala das crianças e dos adolescentes seja equipada por meio de repasses fundo a fundo – do Governo Federal para o Governo Estadual – e inaugurada em janeiro do ano que vem.
A subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Rezende Abrahão, destaca que os equipamentos a serem listados para o funcionamento da ala de crianças e adolescentes do Cora vão garantir um tratamento de alto nível aos pacientes. “Vamos ter equipamentos de ponta para atender crianças e adolescentes de Goiás e mesmo de outros Estados”, pontuou. Além de Rasível Santos e de Ana Carolina Resende Abrahão, compuseram a comitiva de Goiás o chefe da Procuradoria Setorial da SES-GO, Antonio Flávio de Oliveira, e o superintendente de Planejamento da SES-GO, Túlio Silva Oliveira, entre outros.
Maria José Silva e Aline Rodrigues (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial