Hemocentro Coordenador celebra Dia da Mulher com show da cantora Agatha Borges
Apresentação voluntária faz parte do projeto Música pela Vida, iniciativa que leva artistas musicais para se apresentarem na unidade do Governo de Goiás em comemoração às datas especiais
Doadoras, pacientes e colaboradoras do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz celebraram o Dia Internacional da Mulher de uma maneira especial. No dia 8 de março, a recepção da unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) foi palco para a cantora Agatha Borges.
Por meio de canções xamânicas, a artista homenageou as mulheres presentes, em apresentação voluntária que faz parte do projeto Música pela Vida. A iniciativa leva artistas musicais para se apresentarem no Hemocentro em comemoração às datas especiais.
Habituada a cantar ao ar livre, Agatha afirmou que encarou o convite como um desafio. “Foi bem especial. Eu estou acostumada a cantar em rodas, para as mulheres, em espaços terapêuticos, às vezes, sentada na grama. Então, para mim, cantar com microfone, caixa de som, com um público diferente. foi tudo uma novidade”, revelou.
“É uma honra poder apresentar essas canções e servir as mulheres em um dia tão especial. Fiquei muito satisfeita pela energia que a gente trocou aqui”, afirmou. Agatha Borges se expressa por meio da música xamânica, estilo musical utilizado em rituais e práticas xamânicas, que têm como objetivo promover a cura, a conexão com a natureza e o despertar espiritual.
A doadora Renata Caetano acompanhou a apresentação atentamente. Ela afirmou que as músicas a fizeram relembrar suas raízes. “Sempre que venho aqui, me surpreendo positivamente. Vim aqui hoje para acompanhar uma amiga que faz tratamento e me deparo com o talento dessa cantora maravilhosa. Minha mãe é indígena, e eu me senti conectada com a minha ancestralidade. O Hemocentro é um espaço que eu me sinto muito bem”, afirmou a doadora ao final da apresentação.
Ao longo da apresentação, Agatha Borges contou com o apoio da biomédica do Hemocentro, Reggiane de Moura que, além de profissional de saúde, também apresentou dons musicais. “Eu adorei. Sou apaixonada por música e poder tocar com alguém tão talentosa foi muito especial. O show da Agatha transmitiu uma paz incrível”, avaliou.
A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart afirmou que a apresentação teve o objetivo de tornar o ambiente do Hemocentro ainda mais confortável, principalmente para o público feminino. “Nosso intuito é tornar o ambiente mais acolhedor, para que os doadores se sintam em casa e queiram voltar. Então, além das melhorias em infraestrutura, o Hemocentro tem se preocupado em tornar os espaços de doação de sangue mais agradáveis e acho que a música torna qualquer ambiente em mais aconchegante”, explicou.
Alex Bruno Maia (texto e foto)/Idtech