HEMU e HEMNSL promovem conscientização da saúde no período de carnaval
Ação realizada nas duas unidades do Governo de Goiás na capital reúne música, distribuição de preservativos e informativos sobre riscos de infecções sexualmente transmissíveis
Os Hospitais Estaduais da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveram, na sexta-feira (09/02), ações de conscientização sobre os riscos e perigos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a fim de levar informação a todos e garantir um carnaval com saúde e segurança.
No Hemu, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), realizaram a blitz educativa do carnaval, com o tema Curtir é Bom. Prevenir É ainda Melhor. A blitz passou em todos os setores, distribuindo kits com folhetos informativos sobre as ISTs e preservativos.
O Time de Higiene de Mãos do Hospital da Mulher também colocou em ação o bloquinho Vem pro Lava Folia, para alertar sobre a importância da higienização correta das mãos, seja com água e sabão, seja com álcool gel.
Os integrantes, com seus adereços, alegraram os setores e corredores da unidade com música e muita animação. “Foi muito bonito e animado”, pontuou a enfermeira Thuany Sousa. “Foi bom sair da rotina. Nos trouxe informação e diversão”, ponderou a enfermeira Thaís Amorim.
Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), quem entrou em ação foi o Bloquinho da Lourdinha. O NHE mobilizou vários colaboradores da unidade, na véspera de carnaval, e com muita cor, música e animação, divertiram os funcionários, pacientes e acompanhantes. Por meio da caixa misteriosa, as pessoas retiravam frases de orientação e prevenção contra doenças, além de distribuição de preservativos.
O promotor de vendas Ronaldo Martins, que estava acompanhando a esposa, se surpreendeu com a ação. “Achei super legal. É muito importante falar sobre a prevenção de doenças infecciosas”, avaliou.
Para curtir o carnaval com saúde e segurança, é importante que as pessoas se lembram dos cuidados básicos: alimentação leve, roupas frescas, beber bastante água, usar protetor solar, usar preservativos, além de estar com a vacinação em dia, caso for viajar.
Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH