10ª Semana Científica da COREMU: 60 trabalhos científicos são apresentados por profissionais da saúde
A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Ensino em Saúde, em parceria com a UniEvangélica, promoveu a apresentação de 60 trabalhos de conclusão de residência (TCR) durante a 10ª Semana Científica, que aconteceu nos últimos dias 1º e 2 de fevereiro.
Realizadas no Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), as apresentações integram uma das etapas finais para conclusão nos programas de residência uni e multiprofissionais realizados nas unidades de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Ao longo de dois dias, residentes nas áreas de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional apresentaram trabalhos científicos produzidos ao longo do período em que estiveram atuando nos hospitais públicos goianos.
Temas atuais, como a análise epidemiológica das arboviroses no Estado de Goiás, e até assuntos sensíveis à atuação dos próprios profissionais de saúde, como “perspectivas das ações profissionais diante de demandas emocionais de pacientes internados para reabilitação”, foram abordados pelos residentes que participaram do evento. Os produtos científicos são resultados de mais de 5 mil horas dedicadas para a formação de cada um dos profissionais de saúde que participaram do programa de residência da SES-GO.
“A conclusão da residência é um marco significativo. É o momento de celebrar não apenas a finalização, mas também as conquistas, o crescimento profissional e os desafios superados ao longo da jornada”, enfatiza a gerente de desenvolvimento e ensino em saúde da SESG, Letícia de Souza Pereira.
Os Programas de Residência Multiprofissional da SES-GO são desenvolvidos pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SESG), por meio de uma Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU). Além disso, a Unidade sede dos Programas conta com uma COREMU local, que garante a execução do Projeto Pedagógico do Programa de Residência que ali acontece.
As vagas de residência uni e multiprofissional são distribuídas nas seguintes unidades de saúde: Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu).
As Residências Multiprofissionais têm duração mínima de 2 anos, com carga horária total de 5.760 horas, em regime de dedicação exclusiva. Os programas são organizados de forma a possuírem 80% da carga horária pautada em atividades práticas e 20% através de atividades teórico-práticas. Destaca-se que as atividades práticas, obrigatoriamente, são feitas sob supervisão do corpo docente assistencial da Unidade de saúde.
O aprendizado na residência é intenso e útil ao aprimoramento de capacidades técnicas e comportamentais. Como resultado de sua formação, o profissional contribui com a qualidade da assistência prestada à população e aumenta suas chances de sucesso no mercado de trabalho.
Gabriela Dutra, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
Foto: COREMU