HDT comemora 47 anos de história com evento marcado pela presença de grandes nomes da medicina goiana
Unidade é referência no Estado para o tratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), completará 47 anos este mês. Para comemorar, na próxima segunda-feira (15/01), às 10h, será organizada uma mesa redonda no auditório do hospital, conduzida por grandes nomes da medicina goiana que foram imprescindíveis para a vitoriosa construção da história do hospital.
O objetivo é que seja realizado um bate-papo sobre as experiências vivenciadas, os desafios enfrentados e as conquistas adquiridas ao longo dos anos, a fim de valorizar o nome desse gigante da saúde goiana que há tanto tempo presta assistência qualificada, eficiente e humanizada à nossa gente que precisa e merece.
Estarão presentes o fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, a Secretária Adjunta de Saúde do Estado e ex-diretora geral do HDT, Dra. Anamaria Arruda, a ex-vereadora e ex-deputada, Rose Cruvinel, o atual diretor geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano, o médico intensivista e toxicologista, Dr. Alonso Monteiro e a enfermeira especialista em Gestão da Qualidade e Administração Hospitalar, Flávia Valério de Lima Gomes.
Sobre o HDT
O HDT, fundado em 10 de janeiro de 1977, surgiu em virtude de uma grande epidemia de doenças meningocócicas em Goiás, no período de 1972 a 1976. Na época, os antigos hospitais Osvaldo Cruz e Pênfigo não possuíam estrutura para atender a sobrecarga da demanda. Dessa forma, surgiu a necessidade da criação de um hospital que atendesse pacientes portadores de doenças infecciosas e dermatológicas. Assim, nasceu o HDT, uma conjunção entre os dois antigos hospitais.
A unidade conta atualmente com 121 leitos em operação, é referência no estado de Goiás em atendimentos de média e alta complexidade, com prioridade para doenças infecciosas, infectocontagiosas e dermatológicas. Com uma visão humanizada, o HDT realizou em 2023 mais de 2.540 internações, 33 mil consultas, 379.100 exames, 1.300 cirurgias e 90.600 atendimentos multiprofissionais.
Reconhecimentos e Prêmios
Ao longo dos anos, o HDT tem sido reconhecido por sua excelência. Em 2014, conquistou o selo de qualidade ONA 1 e venceu o concurso cultural “Somos parte do SUS que dá certo”, do Ministério da Saúde (MS), recebendo das mãos do então Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o reconhecimento como número 1 em práticas de Humanização entre mais de trezentos hospitais públicos e privados do país.
Em 2018, o HDT tornou-se o primeiro e único hospital especializado em infectologia no Brasil certificado como Acreditado Pleno – ONA 2. Em 2023, alcançou um marco internacional, ao ser o único hospital da América Latina, especializado em infectologia, a receber o prestigioso selo de Acreditação ONA 3 – Acreditado com Excelência.
Serviço
47º Aniversário do HDT
Data: 15 de janeiro (segunda-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório do HDT (Alameda do Contorno, 3556 – Jardim Bela Vista, Goiânia).
Suyanne Morais (texto e foto)/ISG