Hugo encerra 2023 com mais de 222 mil atendimentos
Número é o maior dos últimos três anos
Referência em trauma e neurologia clínica, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) encerrou o ano de 2023 com 222.767 atendimentos, o número é o maior dos últimos três anos. Foram 14.501 internações, 42.519, consultas, 129.990 exames, 14.746 cirurgias e 21.011 atendimentos com a equipe multiprofissional.
A diretora administrativa do Hugo, Karla Azeredo, conta que uma das atividades realizadas em 2023 para dar celeridade aos processos e atendimentos da unidade foi a estruturação organizacional, que possibilita a identificação das tarefas necessárias e organização das funções e responsabilidades. “Com uma estrutura organizacional bem estabelecida, é possível traçar medidas de desempenho por colaborador e trabalhar a integração entre os profissionais, promovendo uma assistência integral e de qualidade aos pacientes”, disse.
O diretor técnico do Hugo, Dr. Roberto Zonta, ressalta que em 2023 o Hugo inaugurou a sala da linha vermelha, a primeira do centro-oeste, utilizada para procedimentos cirúrgicos em pacientes de extrema gravidade. “Quando o paciente chega ao Hugo com um trauma grave é encaminhado para sala vermelha, que fica em uma linha direta com a emergência, onde é operado”, comentou
Roberto Zonta explica que a unidade criou um protocolo para o atendimento desses pacientes. “É realizado o start do atendimento, que faz um aviso sonoro e visual no banco de sangue, assim anestesista e equipe médica descem para a sala para realizar a cirurgia. “O intuito é dar agilidade ao procedimento e salvar vidas”, afirmou.
Destaque
Em 2023, o Hugo se consolidou com uma unidade destaque no atendimento ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e recebeu a certificação internacional Angels Award, na categoria Platinum. O selo é conferido pela World Stroke Organization e Sociedade Ibero-americana de Enfermidades Cerebrovasculares.
WSO Angels Awards reconhece os hospitais que demonstram um claro compromisso com o tratamento de AVC de qualidade e estabelecem culturas e sistemas para apoiar a melhoria contínua. A certificação é fundamental para garantir que os hospitais implementem e monitorem todas as estratégias prioritárias baseadas em evidências, que mudam a história natural da doença, reduzindo a mortalidade e a incapacidade pelo AVC.
Hoje, o tempo de entrada do paciente até ele receber a medicação para o AVC gira em torno de menos de 10 minutos. Esse tempo é comparado e melhor do que muitos centros de referência no Brasil e, principalmente, em países mais desenvolvidos, tornando o atendimento ao AVC no Estado de Goiás uma referência internacional.
Reconhecimento
Além disso, no início de 2023 o Hugo recebeu o certificado de Acreditação ONA 1, com metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e em outubro foi agraciado com a manutenção do certificado. “O selo de qualidade ONA é referência, garantindo ao paciente uma assistência segura e adequada, com a minimização dos riscos e acompanhamento multidisciplinar e máxima qualidade dos cuidados assistenciais, prevenção, tratamento e recuperação, reforçando a missão da unidade de salvar vidas”, afirmou Karla Azeredo.
A diretora administrativa do Hugo revela ainda que em 2024 a unidade vai inaugurar mais uma Unidade de Terapia Intensiva e iniciar o atendimento de telemedicina, em parceria com grandes hospitais do Brasil, nas UTIs.
Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM