Associação entre comorbidades e sintomas ao óbito em pacientes com COVID-19 de um Hospital Referência em Infectologia no Estado de Goiás

Autores: Giovanna Mendonça Feitosa Duarte

Equipe de pesquisadores:

  • Giovanna Mendonça Feitosa Duarte

    Giovanna Mendonça Feitosa Duarte: Nutricionista, especialista em Infectologia pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES/GO) na modalidade de residência multiprofissional.
    (Lattes)

O que foi feito nessa pesquisa?

O objetivo deste estudo foi descrever a associação dos sintomas e das comorbidades preexistentes ao óbito por COVID-19 no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad. Foram avaliados 254 prontuários de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19, divididos em adultos (20-59 anos) e idosos (>60 anos), internados tanto na enfermaria quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre março de 2020 a maio de 2021.

Qual o benefício dessa pesquisa para a população?

Evidenciou-se forte associação entre a obesidade e tosse com o óbito em indivíduos diagnosticados com COVID-19. A pesquisa permitiu conhecer o perfil clínico e nutricional relacionado ao peso, Índice de Massa Corporal (IMC) e as comorbidades preexistentes em pacientes internados com COVID-19. Nesse sentido, foi possível oferecer subsídios para o planejamento do cuidado adequado a esses pacientes, possibilitando implementar estratégias nutricionais precocemente, e, portanto, interferir no prognóstico para obter uma evolução mais satisfatória.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo