População tem acesso a diversas ações de saúde no programa Goiás Social
População da Região Noroeste de Goiânia está sendo beneficiada com mais uma edição do Programa Goiás Social, onde estão sendo ofertados atendimentos oftalmológicos, vacinas e exames
O Governo de Goiás está realizando nesta sexta-feira (30/08) mais uma edição do programa Goiás Social. A ação, que envolve diversas secretarias e órgãos do Estado, prossegue até este sábado (31/08) com o objetivo de oportunizar ao cidadão o acesso a uma série de benefícios sociais promovidos pelo Estado. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está participando de forma efetiva no evento, com a oferta de vacinas, exames preventivos, consultas oftalmológica, procedimentos médicos e distribuição de material informativo.
O Goiás Social ocorre na Praça da Feira, no Setor Morada do Sol, na Região Noroeste de Goiânia. Durante a solenidade de abertura, a primeira-dama, Gracinha Caiado, destacou que a ação visa, antes de tudo, facilitar a vida dos cidadãos, oportunizando a todos o acesso a uma série de procedimentos e benefícios sociais mais próximos de onde eles estão. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, enfatizou que a ação é importante porque incentiva o usuário do Sistema Único de Saúde a atualizar o Cartão de Vacinação e realizar os exames fundamentais para o monitoramento da saúde.
A SES-GO está disponibilizando para a população a realização de exames de ultrassom e eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, glicemia e índice de massa corpora, testes rápidos de sífilis e hepatites B e C. Além disso, está fazendo a distribuição de material informativo, preservativos masculinos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Para a população que precisa atualizar o cartão de vacinação, estão sendo disponibilizadas as vacinas contra a Covid, HPV, hepatite B, tríplice viral, febre amarela, meningite, dengue e tétano, difteria, entre outras.
A SES-GO, em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), também está ofertando exames de oftalmologia. As equipes foram preparadas para total assistência à população. Depois da triagem, o paciente que necessita de cirurgia está sendo encaminhado ao Cerof-UFG para realizar os exames e procedimentos necessários.
A disponibilização de exames pelo programa Goiás Social atraiu várias pessoas ao local. A dona de casa Núbia Borges, de 43 anos, por exemplo, fez questão de chegar à Feira do Setor Morada do Sol bem cedo. Ela fez ultrassom da tireoide e das mamas, além de ultrassom transvaginal. Logo em seguida após a realização dos exames, Núbia Borges teve acesso aos resultados. “Fiquei muito feliz por ter realizado esses exames, que há muito tempo eu esperava”, sublinhou.
A confeiteira Adriana Borba sentiu-se aliviada em levar a filha, Esther, de 6 anos, para tomar a vacina contra a influenza. “Sempre faço questão de adotar todas as medidas que previnem doenças, entre elas a vacinação da minha filha”, destacou.
Maria José Silva, Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (fotos)/Comunicação Setorial