Crédito em 24 horas: IA acelera análise na GoiásFomento
Microempreendedores, pequenos empresários, feirantes e agricultores familiares poderão receber resposta aos pedidos de financiamento em até 24 horas. A mudança será possível com a implantação do projeto Zaia, ferramenta de inteligência artificial lançada pela GoiásFomento para modernizar a análise de crédito e reduzir a burocracia no acesso aos financiamentos.
A iniciativa tem como objetivo tornar a concessão de crédito mais rápida, eficiente e acessível, além de ampliar o número de operações aprovadas e reduzir a inadimplência.
Atualmente, o prazo médio de resposta aos pedidos de financiamento é de duas semanas. Com a nova tecnologia, a expectativa é que a análise seja concluída em, no máximo, 24 horas.
Como vai funcionar o crédito em 24 horas?
A ferramenta utilizará uma matriz multifatorial para analisar os pedidos de financiamento. O sistema reunirá diferentes informações financeiras e cadastrais para oferecer avaliações mais precisas e adequadas ao perfil de cada solicitante.
A expectativa é triplicar a taxa de aprovação dos pedidos de crédito, que atualmente está em torno de 12%.
Segundo a GoiásFomento, a inteligência artificial atuará como um superanalista, processando dados financeiros, histórico de pagamentos e informações públicas de empresas e empreendedores. As análises seguirão as regras de negócio da instituição, permitindo decisões mais rápidas e seguras.
“Este projeto representa um salto na forma como o Governo de Goiás vai atuar na indução do desenvolvimento econômico. Estamos construindo uma política pública mais justa, rápida e capaz de atender quem realmente precisa de crédito. O pequeno empreendedor não pode esperar duas semanas por uma resposta. Com essa tecnologia, a resposta chega em apenas um dia”, afirma o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar.
Nova linha de crédito para mobilidade sustentável
A GoiásFomento também lançou a linha de crédito Mobilidade Sustentável, destinada aos motoristas por aplicativo cooperados da Cooperativa de Motoristas do Transporte Remunerado Privado de Passageiros (COOPGO).
A iniciativa contará com R$ 15,6 milhões para financiar a aquisição de veículos elétricos, a instalação de postos de recarga rápida e a modernização do aplicativo Daki, utilizado pela cooperativa.
Os cooperados poderão contratar até R$ 130 mil para compra de veículo elétrico, com prazo de pagamento de até 54 meses e carência de seis meses.
Os juros serão subsidiados por meio do Fundo de Equalização para Empreendedores (Fundeq), reduzindo o custo final para 1,19% ao mês. As operações contarão com gestão financeira do Pequi Bank e apoio da GarantiGoiás para ampliação do acesso ao crédito.
O secretário da Retomada, César Moura, destaca os impactos da iniciativa para os trabalhadores.
“Com uma cooperativa genuinamente goiana, estamos implementando um modelo que aumenta a renda dos motoristas de aplicativo e mantém no nosso estado um volume grande de recursos que está indo pra fora do país. O subsídio para frota elétrica vira uma chave para a categoria, com menos custo e mais oportunidades, além da redução na emissão de poluentes”, explica.
A proposta busca reduzir os custos de operação dos motoristas, ampliar a renda da categoria, incentivar a adoção de veículos elétricos e fortalecer a inclusão financeira dos profissionais.
“Será uma conjunção de esforços. O Governo do Estado oferecerá o subsídio dos juros e a infraestrutura tecnológica, por meio do Pequi Bank”, destaca Rivael Aguiar.
Goiás Fomento – Governo de Goiás

