Secretário de Comunicação conduz painel sobre comunicação pública em evento do TCE-GO
Gean Carlo mediou debate com especialistas nacionais no 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público
O secretário de Estado de Comunicação, Gean Carlo Carvalho, participou como mediador do Painel “Mais diálogo na Comunicação Pública”, durante o 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público, realizado nesta quinta-feira (25/09), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia. O painel conduzido pelo secretário discutiu estratégias para fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade, por meio de práticas de escuta ativa, controle social e comunicação cidadã.
“Hoje, não basta falar. É preciso ouvir”
Ao abrir o painel, Gean Carlo destacou a transformação da comunicação pública nas últimas décadas. “Aprendemos a informar, mas não a comunicar. E esse processo passou por imensas transformações. Hoje, não basta transmitir: é preciso dialogar, ouvir e transformar essa escuta em ações efetivas”, afirmou.
O secretário também ressaltou os desafios impostos pela fragmentação dos meios de comunicação e pelas diferentes formas de consumo de informação. “Cada cidadão se informa de um jeito. Falar com todos impõe desafios maiores, mas o mais importante é garantir que eles sejam ouvidos”, pontuou.
Gean Carlo ainda apresentou iniciativas do Governo de Goiás que têm buscado esse caminho, como o uso de redes sociais, canais de WhatsApp, ouvidorias e pesquisas de opinião. “Não só escutamos, mas transformamos essa escuta em ações práticas, fazendo valer a voz da sociedade”, completou.
Experiências do TCU e do TCE-ES mostram caminhos
A primeira palestra do painel foi ministrada por Maria Paula Estellita Lins, diretora do Tribunal de Contas da União (TCU). Com o tema “Participação Cidadã no TCU”, ela compartilhou ações da Corte de Contas voltadas à inclusão da sociedade nos processos de controle, como os projetos “Diálogo Institucional”, “Cidadão no Foco”, “Participação Cidadã”, “Juntos pelo Cidadão” e “Juventude Cidadã”.

“O grande desafio é ter uma comunicação pública eficaz. Não é só falar, informar, mas ouvir e saber o que fazer com o que eu ouço”, enfatizou Maria Paula.
Na sequência, a coordenadora do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Clarissa Scardua, apresentou a Rede de Comunicação dos Municípios do Espírito Santo, destacando como a integração entre os comunicadores públicos municipais fortalece a atuação institucional e aproxima o cidadão.
Clarissa também relatou os resultados da participação do TCE-ES na Feira dos Municípios. “É assim que ganhamos a confiança, construímos conexão e fortalecemos a democracia”, defendeu.
Integração e boas práticas na comunicação pública
Promovido pelo TCE-GO, TCM-GO e ABCPública, o encontro reuniu especialistas, servidores públicos, acadêmicos e comunicadores para debater boas práticas e caminhos para tornar a comunicação pública mais acessível, transparente e eficiente. A proposta foi fortalecer o relacionamento interinstitucional e ampliar a efetividade da comunicação pública, com foco na transparência, no controle social e na valorização do interesse coletivo.



