Secom se prepara para Prêmio Goiás Mais Transparente
Foi dada a largada para que a Secretaria de Estado da Comunicação do Governo de Goiás (Secom) alcance novamente o pódio do 3º Prêmio Goiás Mais Transparente e busque o primeiro lugar no Ranking da Gestão de Riscos do Programa de Compliance Público (PCP). Iniciativas da Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Superintendência de Governo Aberto, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O Prêmio Goiás Mais Transparente avalia a transparência ativa e passiva, das páginas de acesso à informação, dos órgãos e entidades públicas do Poder Executivo goiano, como sites e todo conteúdo disposto neles que versam sobre licitações, notícias para públicos interno e externo, estrutura organizacional da pasta, entre outros temas.
Já o Ranking de Gestão de Risco do PCP, implementado pelo governo estadual em fevereiro de 2019, é mais abrangente. Além da transparência, avalia outros três eixos: ética, responsabilização e gestão de risco.
Esta última premiação consiste na entrega de certificado conforme o nível de transparência atingido, de acordo com os critérios estabelecidos em metodologia: ouro (de 90 a 100%), prata (de 80% até 89,99%) e bronze (de 70% até 79,99%).
Como atividade do Prêmio Goiás Mais Transparente, a Secom contou com uma consultoria da CGE, que aconteceu no último dia 30 de julho. Foi realizado um checklist da página eletrônica do órgão. A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo da transparência dos portais de acesso à informação dos órgãos e das entidades das administrações direta e indireta do Governo de Goiás.
A coordenadora do Escritório de Compliance, gerente da Secretaria-Geral da Secom, Leidina Santos diz que para buscar as premiações conta com o engajamento de todos os servidores da pasta. “O nosso trabalho está em desenvolvimento desde o começo do ano e estamos com todas as etapas cumpridas, que são o cumprimento das normas do site e a ampliação da matriz de risco, determinados pela CGE”, explica.
Para as duas iniciativas, a CGE espera que os resultados alcançados sejam ainda mais satisfatórios do que dos anos anteriores, em que a maioria dos portais da transparência dos órgãos estaduais ficou na categoria ouro do prêmio. A classificação final do Prêmio Goiás Mais Transparente, bem como a entrega dos selos, serão conhecidos em dezembro, durante os eventos da Semana Internacional de Combate à Corrupção.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás