Perguntas e Respostas

Questionamento 1

Pergunta: Tendo em vista que o Turismo foi um dos setores da economia mais impactados pela pandemia da Covid-19 e que não há qualquer referência sobre isso no briefing da concorrência, indagamos: devemos considerar na proposta os efeitos da pandemia para o setor de turismo, sobretudo para o estado de Goiás, ou teremos que nos ater exclusivamente ao que está descrito no briefing?

Resposta: A agência PODE considerar os efeitos da pandemia. A simulação da campanha faz parte da estratégia de cada concorrente e na pandemia várias estratégias de comunicação tiveram de adequar ou mudar suas campanhas, adaptando-as a nova realidade mundial. Na simulação de campanha dessa concorrência toda estratégia de comunicação será avaliada dentro dos mesmos parâmetros de criatividade e de realidade do momento.

Questionamento 2

No item 11.10.3.1 – A ficha técnica de cada peça, observada a quantidade de peças estabelecidas no subitem 11.10.3 deverá compor o limite de páginas estabelecido no subitem 11.10 para descrição do Relato.

Pergunta: Vocês estabelecem que podemos incluir até 5 peças publicitárias para exemplificar o Relato apresentado, mas, ao mesmo tempo é estabelecido um número de 4 páginas para o Relato e as fichas técnicas, como podemos incluir até 5 peças se foi estabelecido esse limite, ficamos restritos a apresentação de 2 peças e 2 páginas para o Relato, é este o entendimento? 

Resposta: a) O limite de 4 (quatro) páginas refere exclusivamente a cada Relato de Solução de Problemas de Comunicação (são dois relatos) referido no subitem 11.10 e não abrange as peças publicitárias referidas pelo subitem 11.10.3.

b) A inclusão de até 5 (cinco) peças publicitárias estabelecida pelo subitem 11.10.3, cada qual apresentando ficha técnica com a indicação do problema que se propôs a resolver, não se inclui no limite estabelecido no subitem 11.10, que se destina exclusivamente aos Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação.

c) A ficha técnica de cada peça publicitária (no máximo 5 peças) referida no subitem 11.10.3 deve se limitar a 1 (uma) página e que não se confunde com as páginas e seu limite, estabelecidos para os Relatos de Soluções e Problemas de Comunicação a que se refere o subitem 11.10.

Pergunta: O invólucro 1 que deverá ser retirado é o mesmo da licitação que foi suspensa? Podemos utilizá-lo?

Resposta: Sim, pode ser utilizado o mesmo invólucro que já foi retirado. É importante que a concorrente verifique se o seu invólucro mantém as condições estabelecidas no 10.1.1.2 que impõe a seguinte regra:

10.1.1.2 O Invólucro nº 1 deverá estar sem fechamento e sem rubrica, para preservar, até a abertura do Invólucro nº 2, o sigilo quanto à sua autoria. O Invólucro nº 1 não poderá:

a) ter nenhuma identificação;

b) apresentar informação, marca, sinal, etiqueta ou qualquer outro elemento que possibilite a identificação da licitante;

c) estar danificado ou deformado pelas peças, pelos materiais e demais documentos nele acondicionados, de modo a possibilitar a identificação da licitante.

Caso o invólucro retirado tenha sofrido algum dano basta solicitar outro, por escrito, em papel timbrado da empresa, com justificativa motivada e, de preferência, que o invólucro danificado seja devolvido na troca.

Questionamento 3

No item 11.8 – O Repertório será constituído de peças publicitárias concebidas e veiculadas, expostas ou distribuídas pela licitante.

Pergunta: É permitido a inclusão de peças concebidas e veiculadas para o Detran/GO?

Resposta: 1 – Não. Considere o que está descrito no Edital, item 11.8.3: “As peças publicitárias não podem referir-se a trabalhos solicitados ou aprovados pela SECOM, no âmbito de seus contratos com agência de propaganda.”

2 – Atenção: Item 6.1.2.1 A licitante não deve utilizar, em eventual pedido de esclarecimento, nenhum termo que possibilite a identificação de sua Proposta Técnica, referente ao Invólucro nº 1 (Plano de Comunicação Publicitária – Via Não Identificada).

Questionamento 4

*Pergunta:* 1 – Considerando a resposta do questionamento 1, que as licitantes PODEM considerar os efeitos da pandemia pergunto:

A – O Governo do Estado já tem protocolos sanitários definidos para a retomada do turismo em Goiás?

B – Há decisão sobre calendário escolar, incluindo período de férias?

C – O Governo estadual via Goiás Turismo, possui projeto de fomento à retomada das atividades turísticas? (exemplo: ajuda os estabelecimentos com capital de giro);

D – Haverá instalação de barreiras sanitárias para avaliar a entrada de turistas nas principais cidades turísticas de Goiás? (com aferição de temperatura e orientação sobre cuidados)?

Resposta: O XIV Boletim Especial do Observatório do Turismo, da Goiás Turismo, traz novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram uma retração de 54,5% no índice de atividades turísticas no país em abril de 2020, frente ao mês anterior. A queda foi a mais intensa da série histórica (iniciada em janeiro de 2011). Em Goiás, a retração foi de 58,1%. No entanto, o Boletim lembra que, historicamente, o turismo já ajudou países no processo de recuperação econômica, como é o caso, por exemplo, da Europa. O Brasil sendo um país continental, com diferentes cenários, tem muito a ganhar. O turismo doméstico deve ser incentivado no cenário pós-pandemia.

De acordo com o levantamento, Goiás pode sair na frente pela localização e pelas belezas naturais. Vários relatórios de pesquisa indicam que as pessoas darão preferência a destinos mais próximos, menos visitados e em contato com a natureza. Desta maneira, o turismo alternativo, atrelado às boas práticas de responsabilidade social, ambiental e segurança sanitária, aparece como uma das opções mais interessantes para o turista, que busca vivenciar experiências inesquecíveis.

A expectativa é que quando esse período turbulento passar o setor volte a apresentar resultados positivos. Segundo o levantamento recente do Observatório da Federação Brasileira de Bancos, a expectativa das famílias para os próximos meses é otimista. Elas acreditam na recuperação do poder de compra e devem voltar a viajar e, consequentemente, consumir novamente quando sentirem condições adequadas de saúde e segurança em seus destinos turísticos preferidos. O estudo identificou uma elevada taxa de otimismo na opinião pública brasileira bancarizada, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais, quanto à recuperação da situação financeira pessoal e familiar, na qual 49% dos respondentes acreditam que suas finanças voltarão ao que eram antes da pandemia, no prazo de até 1 ano. Já 21% deles responderam que essa recuperação se daria em até seis meses. De acordo com o estudo, embora com os hábitos mais caseiros e econômicos, mais da metade dos brasileiros pretende voltar ao patamar de consumo de antes da pandemia ou mesmo aumentar os gastos. A pesquisa realizada pela Febraban foi realizada em todo o país, entre os dias 01 a 03 de julho de 2020, e contou com a participação de 1.000 respondentes. Os resultados reforçam que a pandemia mundial da Covid-19 estabeleceu uma série de mudanças e a percepção de que as mesmas vão permanecer daqui pra frente, de modo a refletir diretamente sobre a dinâmica das nossas decisões financeiras. (Fonte: Goiás Turismo)

As últimas notícias sobre o panorama do Turismo em Goiás frente à Covid-19 na página da Goiás Turismo no link:

https://www.goiasturismo.go.gov.br/

Os boletins completospodem ser acessado pelo link: 

https://www.goiasturismo.go.gov.br/observat%C3%B3rio-de-turismo-de-goi%C3%A1s/pesquisa.html

Panorama do Turismo em Goiás frente à Covid-19

Boletim Especial Número 1 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 2 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 3 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 4 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 5 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 6 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 7 – Turismo x Coronavírus

Proposta de Pesquisas – Observatório de Turismo do Estado de Goiás

Boletim Especial Número 8 – Turismo x Coronavírus

Relatório de Pesquisa – Sondagem Empresarial dos Impactos da Covid-19 no Setor de Turismo no Estado de Goiás ( Ano 2020)

Infográfico : Pesquisa de Sondagem Empresarial dos Impactos da Covid – 19  no Setor de Turismo no Estado de Goiás (Ano 2020)

Relatório de Pesquisa na Plataforma Power BI : Pesquisa de Sondagem Empresarial dos Impactos da  Covid-19 no Setor de Turismo do Estado de Goiás ( Ano 2020)

Boletim Especial Número 9 – Turismo X Coronavírus

Boletim Especial Número 10 – Turismo x Coronavírus

 Boletim Especial Número 11 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 12 – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 13  – Turismo x Coronavírus

Boletim Especial Número 14 – Turismo x Coronavírus

Questionamento 5

Na leitura do edital, percebe-se uma divergência quanto à percepção dos recursos próprios. 
No tópico 11.2.8 do edital, define-se como não mídia qualquer meio publicitário cuja veiculação não exija compra de espaço ou tempo. No tópico 11.3.4, os recursos próprios são considerados como parte da estratégia de mídia mesmo que não exijam compra de espaço/tempo para veiculação. 

Pergunta: A pergunta é se os recursos próprios devem ser considerados como mídia ou como não mídia?

Resposta: 11.2.8 Para fins desta concorrência, consideram-se como não mídia os meios publicitários (off-line) que não implicam a compra de espaço ou tempo em veículos de divulgação, para a transmissão de mensagens a públicos determinados.

Questionamento 6

Segundo o briefing, “em uma década a internet de consolidou como a principal fonte de informação utilizada para planejamento das viagens”. Fica evidente o destaque que a internet possui para o setor.

Pergunta: Diante disso, perguntamos:

1. Poderão ser apresentadas, no Plano de Comunicação, peças e/ou tipos de veiculação de qualquer natureza, paga ou não paga, para as plataformas Google, Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e afins?

2. Veículos que não possuam tabela de preços serão aceitos nas propostas apresentadas pelas agências?

Resposta: Item 11.3.4.3 – Nessa simulação: b) não devem ser incluídos na estratégia de mídia dessa simulação veículos de divulgação que não atuem com tabela de preços.

Questionamento 7

Com relação ao item 11.3. a cerca da apresentação da Ideia Criativa 

11.3.3.3.4 O ‘monstro’ ou layout eletrônico e o storyboard animado ou animatic deverão ser apresentados em CD, DVD ou pen drive, executáveis em sistema operacional Windows.

11.3.3.3.4.1 Nessas mídias de apresentação (CD, DVD ou pen drive) não poderão constar informação, marca, sinal, etiqueta ou qualquer outro elemento que possibilite a identificação da licitante, ou de qualquer anunciante, somente a marca do seu fabricante.

11.3.3.3.6 Para facilitar seu cotejo, pelos integrantes da Subcomissão Técnica, com a relação prevista na alínea ‘a’ do subitem 11.3.3 deste Edital, cada exemplo deverá trazer indicação do tipo de peça (exemplos: cartaz, filme TV, spot rádio, anúncio revista, banner internet). 

Pergunta: Como deverá ser feita a indicação das peças apresentadas em CD, DVD ou pen drive não sendo permitido o uso de etiquetas?

Resposta: As licitantes que optarem por apresentar essas mídias poderão, por exemplo, colar o CD, DVD ou pen drive num papel A4, branco, com 75 gr/m2, no meio da folha, com ou sem suporte. Se optar pelo suporte, deve ter cuidado para não marcar o invólucro. Dessa forma, será possível colocar uma legenda em fonte Arial corpo 12 indicando o tipo de peça, sem desrespeitar os itens e mantendo a padronização de apresentação para todas as agências.

Em conformidade com o subitem 6.1 do Edital, o prazo para esclarecimentos por esta comissão está encerrado.

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