Interesse público deve pautar atuação jornalística no Governo
Para desempenhar bem a função de jornalista, a ética é imprescindível. Para enriquecer a atuação de sua equipe de cobertura jornalística e das áreas administrativas, a Secretaria de Comunicação (Secom) promoveu nesta quinta-feira (06/05), a palestra “Ética no Jornalismo”, ministrada pela jornalista e funcionária da casa Agatha Couto. A ação faz parte da programação do Programa de Compliance Público (PCP) do Governo de Goiás, dentro do primeiro eixo, que trata de ética.
Na palestra, a jornalista ressaltou que as principais funções da profissão são educar, informar, fiscalizar e entreter, citando como exemplos programas de televisão, rádio, web, e podcasts. “A definição de jornalismo e jornalista passa por diversas transformações, mas os princípios éticos devem permanecer os mesmos, com o interesse público sempre em primeiro lugar”, disse Agatha. A jornalista também apresentou produções desenvolvidas dentro da Secom, como o programa “Caiado ao Vivo”, em que o governador Ronaldo Caiado fala sobre ações do Governo e responde a internautas, e o grupo de whatsapp onde jornalistas recebem em primeira mão as notícias de todas as áreas do governo.
O encontro via web teve a audiência de cerca de 30 servidores da casa. “Obrigada por trazer tantas informações que vêm ao encontro com o que acredito e também o que tenho buscado pessoalmente e profissionalmente”, disse a superintendente de Gestão Integrada, Fernanda Faria. A jornalista Cibele Portela elogiou a iniciativa da Secom. “Conteúdo atual e super relevante”, disse.
Compliance
Implantado desde o início da gestão Caiado, o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP), é um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão. O objetivo é assegurar a atuação pública com padrões morais e legais e garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos. O PCP possui quatro eixos prioritários: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás