PEQUENOS PRODUTORES E UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

Tudo que nos une, tem a natureza como espaço de encontro. É fato que a agricultura no Brasil é muito evoluída e possui protocolos de plantações bem definidos. De uma agricultura de subsistência chegamos hoje a um modelo de monocultura com plantações específicas de soja, milho, laranja, cana de açúcar e etc, e grandes confinamentos de gado, suínos, granjeiros, caprinos etc.

Pensando em um ambiente mais sustentável e procurando a reabilitação do solo em áreas degradadas, existe uma proposta de Sistemas de Agroflorestas que visam um desenvolvimento mais sustentável e diminuir alguns dos impactos causados naturalmente.

Esses Sistemas de Agroflorestas visam á ocupação do solo com alta diversidade, podendo ser considerados como uma floresta de alimentos, ou jardim florestal. Na mesma área é cultivado plantas frutíferas, madeireiras, hortaliças, graníferas, ornamentais, medicinais e forrageiras. Neste ambiente pode ou não ter criação de animais em paralelo.

Os agricultores de pequeno porte representam no Brasil, um papel significativo como fonte principal no abastecimento de alimentos da população. Porém ás vezes se encontra um déficit no sistema de produção apropriado a sua capacidade de investimento, ao tamanho de suas propriedades rurais e o tipo de mão de obra empregada.

Devido a esses e muitos outros fatores o Sistemas de Agroflorestas se torna alternativa interessante para pequenos produtores. Pois dessa forma é possível combinar boas práticas de produção, para aumentar a resiliência da agricultura, visando reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e aumentar a diversidade plantada, mesmo em uma área reduzida.

Tendo em vista que uma ampla diversidade proporciona colheitas e rendimento durante todos os meses do ano, aumentando a lucratividade por unidade de área e minimizando os riscos de perdas de renda por eventos climáticos ou mesmo por condições adversas de mercado.

Pesquise mais sobre o assunto e descubra como esse sistema pode ser uma realidade na sua propriedade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo