Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida!

Janeiro é o mês escolhido para alertar sobre a saúde mental. 

 Vocês já ouviram falar no setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul. Mas você sabe o que é o janeiro branco? Se sua resposta a essa perguntar foi 'não' podemos te ajudar.

Pouco falada no Brasil, a campanha foi ''Janeiro Branco’',  tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Durante o mês de janeiro são realizadas várias palestras, debates e vídeos informativos sobre a importância deste assunto.

A escolha de janeiro é estratégica, já que o início do ano é mais propício para gerar ansiedade. O desejo de cumprir as metas, pagar contas, arrumar emprego, se formar na escola/faculdade, entre outras fazem com que fiquemos preocupados. O Janeiro Branco é um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente.

Cuidar da saúde mental é sinônimo de autoconhecimento, é evitar doenças e criar métodos para lidar com as diversas situações da vida. Cada indivíduo vive e interpreta situações de modo particular, ou seja, o que levará cada pessoa a buscar ajuda é individual.

Com tudo, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem, somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldades em sair de casa e desânimo para qualquer coisa. Caso você sinta algum desses sinais, a terapia pode te ajudar a se sentir melhor e ajudar lidar com tais dificuldades. A busca por ajuda nos enriquece como pessoa e melhora nosso relacionamento com os outros e com o mundo.

 O Governo de Goiás disponibiliza de forma gratuita os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades específicas para atendimento a usuários que precisam de um apoio psicológico. Os Caps dispõem de uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar.

Entre esses profissionais estão terapeutas ocupacionais, enfermeiros, musicoterapeutas, educadores físicos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, artistas cênicos e arteterapeutas, além de trabalhadores administrativos e de apoio.

Para agendar um horário em um dos Centros de Atenção Psicossocial basta ligar na Secretária Municipal de Saúde nos números: (62) 3524-1570 ou 3524-1577. Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 18h.

Entendemos que a rotina na Ceasa-GO coloca os profissionais como os carregadores, comerciantes, produtores e afins em uma situação intensa e estressante. Com isso, é importante dar uma atenção especial à saúde mental e bem-estar.Se durante a semana o ritmo é entre caixas e paletes, reserve um tempo de sua folga e faça um passeio com a família num parque. Não paga nada e alivia o estresse. 

Quem cuid a da mente, cuida da vida!

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo