Foi um mês de muitas atividades

Ufa! Março está chegando ao fim e, na Ceasa Goiás, esse foi um mês de muitas atividades. Começamos logo no dia 6 de março, quando, o presidente da Ceasa Goiás, Jadir Oliveira, recebeu a visita oficial da deputada distrital Jaqueline Silva, juntamente com o presidente e vice-presidente da Ceasa DF, Bruno Sena Rodrigues e Dennyel Dantas de Morais.

A comitiva veio conhecer as instalações da Ceasa Goiás e em especial o projeto e o local onde vai ser instalada a usina fotovoltaica e o Biodigestor do entreposto. Eles também estiveram no Banco de Alimentos, projeto em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que doa alimentos para pessoas em vulnerabilidade. 

Já no dia 7 teve início a terceira edição da campanha “Deixe a Mulher em Paz na Ceasa Goiás”, uma iniciativa que visa a conscientização masculina na luta contra o assédio sexual e constrangimento, entre eles o assédio verbal (o “fiu-fiu”) e o olhar  invasivo (intrusive staring).  No terceiro ano de existência, a campanha contou com distribuição de material gráfico e uma novidade: apresentações teatrais em vários pontos do mercado;

O esquetes teatrais, desenvolvidos pela companhia teatral da atriz Juliana Alves, abordaram temas referentes à violência contra a mulher e assédio, um dos pontos importantes de queixa do público feminino que circula pela central, um ambiente masculino e influenciado pelo chamado machismo estrutural. A intervenção artística teve como objetivo levar o homem a se ver no papel do agressor/assediador e com isso buscar uma mudança comportamental.

Especificamente no dia 8 de março, a mulher trabalhadora da Ceasa Goiás foi contemplada  com, além do material gráfico, uma sacolinha com brindes, na qual foi incluído absorventes higiênicos, por meio do Programa Dignidade Menstrual, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS).

Já no dia 9 de março, numa quinta-feira, a Ceasa/GO realizou evento de saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, quando 36 profissionais e estudantes de saúde estiveram no entreposto de Goiânia para desenvolver ações voltadas ao “Dia Mundial do Rim”. Na ocasião, foram realizados vários exames, como dosagem de creatinina sanguínea (exame essencial para avaliar a saúde renal); teste multiparametro de urina; teste rápido de ISTs; aferição de pressão, glicemia e IMC; consultas de orientação com profissionais da área e nutricionistas; rodas de conversa com temas sobre alimentação saudável, saúde dos rins, autocuidado, ainda, aplicação de auriculoterapia e  homeopatia contra a dengue.

E finalmente, nos dias 16 e 18 de março a Ceasa recebeu uma equipe de técnicos da Agência Goiana de Fomento (Goiás Fomento) com o objetivo de divulgar as linhas de crédito disponíveis para os produtores rurais. Entre as linhas de financiamento ofertadas para esse segmento econômico está a Produtor Empreendedor, que oferece até R$ 100 mil para serem investidos pelos empreendedores do campo em benefícios e empreendimentos para as propriedades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo